Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10025
Tipo do documento: Tese
Título: O tempo na construção da docência
Autor: Ponce, Branca Jurema
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Os professores têm sido tradicionalmente considerados como meros executores de projetos alheios. No Brasil, têm experimentado a negação de sua autonomia tanto pela rede pública, como pela rede privada de ensino. Na busca de alternativas para a construção de professores mais autonomos, o trabalho propõe a criacao de tempos construtivos para serem incorporados a vida dos professores. Reflete sobre as diferentes vivencias humanas do tempo e, a vivencia de um tempo corrido, tarefeiro e mal remunerado, contrapõe uma vivência construtiva/reflexiva e bem remunerada do tempo. Situando-se na linha da tendência investigativa internacional do professor reflexivo, o estudo utiliza-se de recursos da filosofia da educação para pensar a formação de professores e colocá-la como elemento vital na busca da democratização da educação escolar. Apresenta-se a elaboração do conceito de tempo de construção e descreve-se e analisa-se uma vivência realizada com um grupo de professores formadores de professores. Como resultado da pesquisa, propõe-se que se criem projetos educativos nos quais se contemplem tempos de construção dos professores
Palavras-chave: democratização
professor reflexivo
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Tempo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ponce, Branca Jurema. O tempo na construção da docência. 1997. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10025
Data de defesa: 30-Mar-1997
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_33973.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.