REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10025
Tipo: Tese
Título: O tempo na construção da docência
Autor(es): Ponce, Branca Jurema
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Os professores têm sido tradicionalmente considerados como meros executores de projetos alheios. No Brasil, têm experimentado a negação de sua autonomia tanto pela rede pública, como pela rede privada de ensino. Na busca de alternativas para a construção de professores mais autonomos, o trabalho propõe a criacao de tempos construtivos para serem incorporados a vida dos professores. Reflete sobre as diferentes vivencias humanas do tempo e, a vivencia de um tempo corrido, tarefeiro e mal remunerado, contrapõe uma vivência construtiva/reflexiva e bem remunerada do tempo. Situando-se na linha da tendência investigativa internacional do professor reflexivo, o estudo utiliza-se de recursos da filosofia da educação para pensar a formação de professores e colocá-la como elemento vital na busca da democratização da educação escolar. Apresenta-se a elaboração do conceito de tempo de construção e descreve-se e analisa-se uma vivência realizada com um grupo de professores formadores de professores. Como resultado da pesquisa, propõe-se que se criem projetos educativos nos quais se contemplem tempos de construção dos professores
Palavras-chave: democratização
professor reflexivo
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Tempo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ponce, Branca Jurema. O tempo na construção da docência. 1997. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10025
Data do documento: 30-Mar-1997
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_33973.pdf
  Restricted Access
3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.