Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10042
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações raciais na escola: uma experiência de intervenção
Autor: Oliveira, Rachel de 
Primeiro orientador: Rosemberg, Fúlvia
Resumo: Essa dissertação relata as primeiras intervenções educacionais realizadas pelo movimento negro na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, na década de 80. As experiências aqui descritas retratam as dificuldades e os avanços de um grupo de professores negros para a introdução do debate sobre educação e relações raciais. Dentre os trabalhos realizados por este grupo, destaca-se a implantação de um projeto intitulado "Salve 13 de Maio?", que foi o instrumento que deflagrou dentro das escolas o processo de debate sobre a situação sócio-econômica e política do negro brasileiro. A resposta dos participantes do debate ao questionamento do grupo tornou-se uma rica fonte de informação para a análise do pensamento da escola sobre o negro, sua organização familiar e, notadamente, sobre o desempenho escolar da criança negra. De outro lado, o relato de um pequeno número de crianças negras permitiu a análise de suas falas sobre a discriminação racial. Desta forma, através dos discursos da escola e da criança negra, foi possível desvelar as formas de preconceito vigentes na Instituição Escolar. O trabalho, porém, encerra-se com uma série de indagações, na expectativa de poder contribuir para futuros estudos sobre relações raciais na escolas
Palavras-chave: Educacao: Supervisao e Curriculo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Rachel de. Relações raciais na escola: uma experiência de intervenção. 1992. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10042
Data de defesa: 30-Dez-1992
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rachel de oliveira.pdf7,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.