???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10183
Tipo do documento: Tese
Título: Compreensão das situações multiplicativas elementares
Autor: Franchi, Anna
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Esta pesquisa estuda aspectos relativos à compreensão das operações matemáticas em urna situação concreta - a sala de aula de uma 4ª série de urna Escola Municipalda periferia da cidade de São Paulo. Focaliza o significado das operações de multiplicação e divisão, preferentemente com números naturais, buscando desvelar como os alunos compreendem essas operações na prática escolar. Esta compreensão é vista em múltiplas dimensões que são determinadas pelas relações estabelecidas no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem entre aluno e professor. aluno e aluno, mediadas pelo conteúdo matemático em jogo. Busca, em particular, captar os processos de resolução matematica de problemas verbais multiplicativos, utilizados pelos alunos, e suas dificuldades nessa tarefa. Entendo por problemas verbais multiplicativos os clássicos problemas escolares que requerem para sua resolução as operações referidas. A pesquisa orientou-se por alguns veios principais de análise: - as condições sócio.interativas que constituem o "contrato didático". como um dos fatores que influenciam a relação do aluno com o "saber" matemático; - a interferência reciprocada linguagem corrente e da linguagem matemática, como pianos e sistemas de referência distintos que se projetam um sobre o outro; - os problemas da formação dos conceitos matemáticos nas operações objeto desta tese. Estes e outros aspectos mais especificos foram sempre considerados no interior do processo pedagógico, mediante observaçào direta de um trabalho participante. sob uma análise qualitativa
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino (Elementar)
educação matemática
escolas públicas
linguagem matemática
operações matemáticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Franchi, Anna. Compreensão das situações multiplicativas elementares. 1995. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10183
Data de defesa: 30-Mar-1995
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_32263.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.