REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10200
Tipo: Dissertação
Título: Conselhos tutelares e educação: um novo caminho para reverter a exclusão escolar
Autor(es): Silva, Itamar Mendes da
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: o presmte trabalho discute a possibilidade de reversão da histórica exclusão escolar pela açlo dos Conselhos Tutelares. Pretende demonstrar como IDDnovo agente institucional, criado para fazer cumprir os direitos de crianças e adolescentes, pode agir face às violações. Especialmente quando estas vêm do estado, ou de um de seus organismos:a escola. Os Conselhos Tutelares são organismos criados pela legislação federal, mas sua atuaçao se dá em Ambíto municipal. Formado por 5 (cinco) membros escolhidos pelo voto, tem poder de fiscalizar o Estado, a Família e a Sociedade quanto ao descumprimento dos direitos de crianças e adolescentes e propor-Ihes sanções. O estudo de algo novo, como o é o ConselhoTutelar de Vila Mariana, por si só coloca algumas dificuldades. Estas localizam-se principalmente no fato de tudo estar em formataçlão. No caso estudado ficou claro que o CONTECA - V.M. tem tantas possibilidades e avanços registrados como dificuldades de legitimaçao, funcionamento e organização. O que parece não faltar é consciência do caminho a percorrer e das limitações do cotidiano por parte dos conselheiros. A sociedade ainda conhece pouco o trabalho do Conselho Tutelar. Ao final do primeiro mandato de 3 (três) anos os Conselhos tutelares já ocuparam seu espaço no intrincado quadro das instituições brasileiras. A escola já reconhece a ação do Conselbo Tutelar. Ora desconfiando de suas possibilidades. ora desejando o seu auxilio. A sociedade pode contar com um novo caminho para reverter a histórica exclusão escolar de que são vitimas as crianças e adolescentes brasileiro. É uma mudança de concepção por que passa a sociedade brasileira. que começa a construir nova imagem de si própria e apostar num futuro mais promissor.
Palavras-chave: Evasão escolar - Brasil
conselhos tutelares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Itamar Mendes da. Conselhos tutelares e educação: um novo caminho para reverter a exclusão escolar. 1995. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10200
Data do documento: 30-Mar-1995
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_32363.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.