???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10327
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola fundamental de nove anos: em destaque o trabalho do professor do 1º. ano na rede municipal paulistana
Título(s) alternativo(s): Nine years elementary school: main focus in the work of first year teachers,in a public school in São Paulo
Autor: Simão, Ana Lucia 
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o trabalho educativo da escola fundamental de nove anos, em especial o trabalho do professor da sala de aula de 1º ano atual, decorrente da Lei nº 11.274/06, a qual determina a inclusão das crianças de seis anos de idade na escola fundamental de nove anos. Buscou-se apreender como se dão as atividades cotidianas da escola e do educador, em especial às crianças de seis anos, bem como, a organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa acrescida da análise de documentos legais que tratam da ampliação da educação fundamental. Teve como instrumentos a observação e o questionário, tendo como sujeitos duas professoras de classe de 1º ano e seus alunos, em uma escola pública do município de São Paulo. A fundamentação teórica teve como base o processo investigativo em Wallon para o entendimento da interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento global da criança. Os dados apontam para uma passagem brusca da criança da educação infantil para a educação fundamental, acentuada pela preocupação por parte dos professores em alfabetizar, porém, de modo geral, não há, por parte dos alunos compreensão na leitura e na escrita. No que se refere ao tempo e ao espaço destinados para as atividades lúdicas e coletivas foram considerados inadequados para atender às especificidades ligadas à educação das crianças nessa faixa etária
Abstract: This study aimed to investigate the work of the classroom´s teacher of the current 1st year of the nine years elementary school implemented in accordance with Law No. 11.274/06, which determines the inclusion of six years old children in a nine years term elementary school. We tried to capture the daily activities of the teacher of the six years old children, as well as the organization of the educational work. It is a qualitative research complemented by an analysis of the legislation enforcing the expansion of the term of the elementary school. Instruments were the observation and questionnaires , based in the work of two teachers and first year students in a public school in São Paulo. The theoretical framework was based on the investigative process in Wallon for understanding social interaction in the learning process and development of the child. The data point to a sudden commute of children in early childhood education to the elementary school, marked by the concern of teachers in literacy, but generally there is no understanding by the students in reading and writing. Time and space intended for recreational activities and collectives, were considered inadequate to meet the specifics of the education of children this age group
Palavras-chave: Educação fundamental de nove anos
Crianças de seis anos
Trabalho do professor
Lei nº 11.274/06
elementary school for nine years
Children of six years
The work of teacher
Law No 11.274/06
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Simão, Ana Lucia. Nine years elementary school: main focus in the work of first year teachers,in a public school in São Paulo. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10327
Data de defesa: 27-Sep-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Lucia Simao.pdf5,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.