???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10332
Tipo do documento: Dissertação
Título: O grêmio estudantil de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo e a relação no processo de formação da cidadania dos alunos
Autor: Idelbrando, Amália Galvão 
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: O presente estudo objetiva verificar qual a relação entre as ações de um Grêmio Estudantil de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo e o processo de formação da cidadania dos alunos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e incluiu estudos e análises de documentos legais sobre o Grêmio e da literatura, alinhada a uma pesquisa empírica na qual reuniões do Grêmio Estudantil e do Conselho de Escola foram observadas pela pesquisadora no ambiente escolar natural. Foram entrevistados o diretor da escola, a presidente do Grêmio Estudantil, a professora que acompanhou o colegiado de alunos e o professor que ajudou na implantação do mesmo por meio de roteiros semiestruturados e flexíveis. Teve como apoio teórico Apple e Beane (2001), Apple (1989, 2006), Gimeno Sacristán (1999, 2001, 2002) e Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998) entre outros. Os dados revelaram que o exercício do Grêmio Estudantil em uma Escola de Ensino Fundamental de São Paulo é um espaço mais em direção à tutela pelos educadores do que para formação política no sentido de os alunos desenvolvam um processo de construção da cidadania, criticidade e autonomia para a resolução de problemas individuais ou coletivos e para intervirem politicamente, possibilitando alteração da própria realidade. Há reminiscências do regime arbitrário da década de 1960 que objetivava a desarticulação política do alunado, enfatizando atividades de esporte e recreação. Os reflexos da despolitização são sentidos por um lado, à medida que o Grêmio Estudantil não estabelece uma cultura gremista na escola, e por outro, por assumirem características próprias de uma sociedade de classes. A gestão administrativa e pedagógica da escola, sem incluir o Grêmio Estudantil como órgão instituído, expressou uma perspectiva de tutela e reprodução sem estimular a ampliação de participação política
Abstract: The present study aims at verifying the relationship between the actions of a Student´s Body of a Public Primary School on the Municipality of São Paulo city and the development process of establishing the students´ citizenship. This research has a qualitative approach. It included literature studies on the area and analysis of legal documents on the Student´s Body, aligned with an empirical research where meetings of Student´s Body and meetings of the School Board were observed by the researcher on their own school environment. The following people of the school were interviewed: the Principal, the President of the Student´s Body school´s group, the Professor in charge of the student´s collegiate and the teacher who helped on the Student´s Body implementation by means of flexible and semi-structured guidelines. The study was based on the theorists Apple and Beane (2001), Apple (1989,2006) and Gimeno Sacristán (1999,2001,2002), Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998) among others. The results showed that the activity of the Student´s Body of a Public Primary School on the Municipality of São Paulo city is a space more tutored by teachers supervision rather than the political education upbringing on the way where these students development of a construction process of citizenship, criticism and autonomy in order to solve either collective or individual problems as well as for preparing them to intervene politically, enabling them to change their own reality. There are reminiscences of the arbitrary regime of the 1960s that had as goal the student´s political disarticulation, highlighting sports and recreation activities. The reflections of lack of politicization are felt, on the one hand, as the Student´s Body does not establish an organizational culture in their school, and on the other hand, for assuming specific characteristics of a class society. The school academic and administrative management, without including the Student´s Body as an established organization, expressed a tutoring and reproductive perspective without stimulating the expansion of political participation
Palavras-chave: Grêmio estudantil
Cidadania
Autonomia
Student´s body
Citizenship
Autonomy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Idelbrando, Amália Galvão. O grêmio estudantil de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo e a relação no processo de formação da cidadania dos alunos. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10332
Data de defesa: 28-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amalia Galvao Idelbrando.pdf736,35 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.