???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
Autor: Faricelli, Marilu de Freitas
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Entendendo disciplina escolar como um conjunto composto de conteúdos, métodos, finalidades e processos de avaliação, variável ao longo da história, esta dissertação estuda especificamente os exercícios, que correspondem aos conteúdos pedagógicos considerados necessários à aprendizagem no processo de aquisição do conhecimento escolar. Exercícios propostos por três coleções didáticas de História, dirigidas às quatro últimas séries do Ensino Fundamental, foram analisados a partir de categorias baseadas tanto no conteúdo histórico propriamente dito quanto nos processos cognitivos que neles se realizam. Além de fixar conteúdos, o estudo procura demonstrar que os exercícios fazem parte e configuram a história da História ensinada. Busco, assim, desnaturalizar métodos de aprendizagem da História, relacionando-os a escolhas feitas a partir de necessidades e finalidades sociais impostas à escola. Após identificar que muito do estabelecido pelas atuais propostas curriculares de História se relaciona ao que já se debatia no final da ditadura militar, busquei identificar nas décadas de 1970 e 1980 vozes e confrontos no estabelecimento das finalidades consideradas prioritárias na formação dos educandos. As coleções analisadas neste estudo demonstraram que exercícios adquiriram maior importância que o texto explicativo e evidenciaram duas possibilidades de relacionamento entre obra didática e mudanças curriculares: de um lado, a adaptação de uma antiga coleção didática a novas regras através de trabalho editorial e, de outro, a inovação - fruto do amadurecimento profissional dos próprios autores. Quer inovando, quer se adaptando a novas regras, a análise realizada demonstrou que vivemos num momento em que métodos sugeridos para a aprendizagem de História estão sendo modificados.
Palavras-chave: livro didático
ensino de História
metodologia
História - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Faricelli, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
Data de defesa: 23-Feb-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto final.pdf886,34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.