REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10620
Tipo: Dissertação
Título: A construção social das expectativas de mães de crianças com paralisia cerebral grave frente à escolarização
Título(s) alternativo(s): Social construction of educational expectations of mothers of children with severe cerebral palsy
Autor(es): Passos, Viviane Saladino
Primeiro Orientador: Bueno, José Geraldo Silveira
Resumo: Este trabalho analisou de que forma as condições sociais de famílias, cujas filhas eram crianças com quadro de paralisia cerebral grave, determinaram trajetórias diferenciadas em busca de soluções dos problemas e constituíram as expectativas das mães frente aos processos de escolarização. Tivemos como hipótese que essas trajetórias, determinadas por condições sociais, econômicas e culturais concretas, foram elementos fundamentais, aliados às conseqüências orgânicas originárias da deficiência, e construíram expectativas que, aparentemente, revelam semelhanças, mas cujos significados atribuídos por elas são diametralmente opostos. Como sujeitos da pesquisa, foram selecionadas duas mães, cujas filhas eram atendidas em processos terapêuticos oferecidos por instituição privada de caráter assistencial-filantrópico que mantém atendimento de reabilitação voltado a pessoas com paralisia cerebral grave. Neste sentido, procuramos investigar, com base fundamental em Bourdieu, mas também nos reportando as contribuições de Goffman e de Crochik,. como o advento de um filho com deficiência grave e a busca de soluções foram conformando uma determinada perspectiva tanto das possibilidades/limitações da deficiência quanto do espaço social e educacional mais adequado. A pesquisa, de cunho qualitativa, realizou entrevistas semidirigidas com as duas mães com base nos procedimentos metodológicos indicados por Bourdieu. A análise dos resultados foi realizada com base em seis eixos temáticos, quais sejam: a compreensão da deficiência, as condições de vida, a descoberta pela família, a busca de encaminhamentos, as experiências de escolarização e a fase atual de escolarização. Os principais achados referem-se às formas inconscientes que trajetórias diferenciadas na busca de soluções, especialmente no que se refere à possibilidade de acesso a serviços de saúde, a informações especializadas, às condições de moradia e de escolaridade mais ou menos qualificados geram expectativas diferenciadas sobre a escolarização e o destino social de suas filhas
Abstract: This research analyzed the ways in which families social levels determined the different trajectories in the search for solutions for their children with severe cases of cerebral palsy. These same social levels constituted maternal expectations relating to the process of their children s schooling. The main hypothesis relates to the factor of social levels, composed of economic, social and cultural factors, revealing themselves to be the fundamental elements, along with the degree of organic deficiency present in the child, which created seemingly similar parental expectations, but which in reality resulted in diametrically opposed significations. This study utilized the services provided by a private, philanthropic institution which treats and rehabilitates those with severe cerebral palsy. Two mothers, whose girls were in therapeutic processes at said institution, were selected as the subjects of this research. Thus, based on the fundamental works of Bourdieu, utilizing concepts and contributions from Goffman and Crochik, the analysis revolved around the conforming to a specific perspective not only of the possibilities and limitations of the deficiency but also of the most adequate social and educational spaces, arising in the first place from the necessity of the girl s mothers to deal with their children s severe disabilities. A qualitative study, semi directed interview methods were utilized with the two mothers, based on the methodological procedures indicated by Bourdieu. The interview results were analyzed via six thematic spokes, to whit: understanding the deficiency, socio-economic levels, discovery of the illness by the family, the search for formal treatment, past schooling experience and current academic level. The main discoveries refer to the unconscious forms in which different trajectories generate differentiated expectations about schooling and the social destinies of the women s daughters; especially, those trajectories which involved access to health services, specialized information, housing conditions and formal schooling contributed to the above mentioned expectations
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Processos de escolarização
Família
Cerebral palsy
Educational background process
Family
Criancas com paralisia cerebral -- Educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Passos, Viviane Saladino. A construção social das expectativas de mães de crianças com paralisia cerebral grave frente à escolarização. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10620
Data do documento: 20-Set-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Saladino Passos.pdf570,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.