REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcellos, Celso dos Santos-
dc.contributor.advisor1Severino, Antonio Joaquim-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:37Z-
dc.date.available2008-06-18-
dc.date.issued1992-06-07-
dc.identifier.citationVasconcellos, Celso dos Santos. Metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula. 1992. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10665-
dc.description.resumoA presente dissertação parte de um problema constatado na realidade escolar: a deficiência da prática do professor no processo de construção do conhecimento em sala de aula. Fazemos uma abordagem do problema na sua globalidade. Demonstramos a necessidade de uma fundamentação epistemológica e metodológica para o trabalho com o conhecimento na escola que se quer transformadora. Buscamos, na teoria dialética do conhecimento, a fundamentação epistemológica geral para o processo de construção do conhecimento em sala de aula. Percebemos a necessidade de um método de conhecimento. Encontramos no método dialético esse instrumental teórico-metodológico, procurando, então , compreender a estrutura básica desse método. Examinamos, por fim, a especificidade da construção do conhecimento na situação pedagógica escolar através da aproximação com o conhecimento científico e o ciclo gnosiológico. Feito este percurso pela teoria dialética do conhecimento, retomamos o campo pedagógico, a partir de uma concepção dialética de educação, nos detendo no espaço da sala de aula para melhor compreendê-lo, em sua especificidade. Em função da presença na prática escolar e do possível obstaculo que pode significar para uma nova concepção metodológica, fazemos a critica à metodologia tradicional -e escolanovista-, o que provoca a necessidade de se apontar perspectivas de superação para a construção do conhecimento. Desenvolvemos uma concepção da metodologia dialética de conhecimento em sala de aula, que é constituída por três grandes dimensões, a saber: mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração e exposição da síntese do conhecimento. O processo de conhecimento em sala de aula pode se servir de um conjunto de categorias teórico-metodológicas de construção do conhecimento: significação, praxis, problematização, continuidade - ruptura, criticidade, historicidade e totalidade. Concluímos;, fazendo algumas sobre a questão da organização do currículo e analisando o problema do tempo para se realizar uma proposta significativa e participativa. Abordamos ainda a necessidade de se trabalhar, no processo de formação do professor, o referencial teórico-metodológico de construção de conhecimento. Apontamos algumas alterações que precisam ser feitas nas condições de produção do conhecimentopor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22353/celso%20dos%20santos%20vasconcellos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducacao: Historia e Filosofia da Educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleMetodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
celso dos santos vasconcellos.pdf7,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.