Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10736
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fazer e aprender no trabalho, o trabalho de todo dia |
Autor(es): | Christov, Luiza Helena da Silva |
Primeiro Orientador: | Ferretti, Celso João |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do processo de capacitação de professores que foi realizado em serviço em três Programas de Educação de Adultos: da Prefeitura Municipal de São Paulo, no período de 1985 a 1987; da Prefeitura Municipal de Diadema, de 1987 a 1988 e da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, de 1985 a 1989. A partir da reflexão que pude realizar, distingui três problemas centrais nos processos de capacitação docente, tendo em vista os objetivos postulados pelas coordenações de realizarem uma capacitação que favorecesse a participação dos professores enquanto autores dos projetos de ensino. Os três problemas dizem respeito à relação entre teoria e prática tal como se apresentou nestes Programas de Educação de Adultos; à metodologia para a participação dos professores nos processos de ensino-aprendizagem próprios da capacitação e à compreensão das equipes sobre a relação entre o político e o pedagógico. Como conclusão central destaco, neste resumo, a idéia de que os encaminhamentos propostos pelas coordenações a partir de suas compreensões sobre os três problemas que analisei impediram a construção da autonomia intelectual dos professores de modo que a participação destes não permitiu o deslocamento da elaboração dos projetos do âmbito da coordenação para o âmbito dos professores |
Palavras-chave: | Professores -- Formacao profissional Educacao de adultos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação |
Citação: | Christov, Luiza Helena da Silva. Fazer e aprender no trabalho, o trabalho de todo dia. 1992. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10736 |
Data do documento: | 30-Nov-1992 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiza Helena da Silva Christov.pdf Restricted Access | 5,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.