REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10736
Tipo: Dissertação
Título: Fazer e aprender no trabalho, o trabalho de todo dia
Autor(es): Christov, Luiza Helena da Silva
Primeiro Orientador: Ferretti, Celso João
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do processo de capacitação de professores que foi realizado em serviço em três Programas de Educação de Adultos: da Prefeitura Municipal de São Paulo, no período de 1985 a 1987; da Prefeitura Municipal de Diadema, de 1987 a 1988 e da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, de 1985 a 1989. A partir da reflexão que pude realizar, distingui três problemas centrais nos processos de capacitação docente, tendo em vista os objetivos postulados pelas coordenações de realizarem uma capacitação que favorecesse a participação dos professores enquanto autores dos projetos de ensino. Os três problemas dizem respeito à relação entre teoria e prática tal como se apresentou nestes Programas de Educação de Adultos; à metodologia para a participação dos professores nos processos de ensino-aprendizagem próprios da capacitação e à compreensão das equipes sobre a relação entre o político e o pedagógico. Como conclusão central destaco, neste resumo, a idéia de que os encaminhamentos propostos pelas coordenações a partir de suas compreensões sobre os três problemas que analisei impediram a construção da autonomia intelectual dos professores de modo que a participação destes não permitiu o deslocamento da elaboração dos projetos do âmbito da coordenação para o âmbito dos professores
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Educacao de adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação
Citação: Christov, Luiza Helena da Silva. Fazer e aprender no trabalho, o trabalho de todo dia. 1992. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10736
Data do documento: 30-Nov-1992
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Helena da Silva Christov.pdf
  Restricted Access
5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.