Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10788
Tipo: | Dissertação |
Título: | O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009) |
Autor(es): | Boim, Thiago Figueira |
Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
Resumo: | Com o objetivo de sistematizar o que deve ser ensinado e como ser ensinado, o governo paulista criou o seu próprio sistema de ensino. Pela resolução número 92 da Secretaria da Educação, em 19 de Dezembro de 2007, estabeleceram-se diretrizes para a organização curricular do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Estaduais paulistas. A Proposta curricular do Estado de São Paulo baseia-se em um currículo uniforme com materiais didáticos próprios caderno do aluno e caderno do professor elaborados para todos os níveis de ensino. Visa-se, com a proposta curricular, atingir as metas de qualidade de ensino lançadas, até 2010, pela atual gestão do governo paulista. Em meio a mudanças significativas no seio da escola pública, a pesquisa centrou-se no projeto pedagógico São Paulo faz escola, responsável pela viabilidade da proposta curricular. Com base na voz e prática do professor(a) de história traçou-se o impacto das mudanças trazidas pelo novo currículo na sala de aula. Por meio de entrevista realizada com professores de História da rede público foram analisados os materiais didáticos assinados pelo governo paulista, e o seu uso em sala de aula. De que modo foi recebido pelo professorado os materiais didáticos? Qual lugar ocupa o livro didático na sala de aula? Será o professor apenas um executor? Com esses indicativos, a pesquisa permite evidenciar em curto prazo os primeiros resultados do projeto São Paulo faz escola, assim como, o posicionamento dos professores diante das novas mudanças |
Abstract: | In order to systematize what should be taught and how to be taught, the Sao Paulo government set up its own education system. By resolution number 92 of the Department of Education, on 19 December 2007, set up guidelines for the curriculum Elementary and Middle schools in São Paulo State. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of São Paulo. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of Sao Paulo. That order was received by teachers teaching materials? What place occupies the textbook in the classroom? Is only one teacher performer? At this rate, the survey gives evidence in short-term results of the first project "Sao Paulo faz Escola", as well as the placement of teachers on the new changes |
Palavras-chave: | Proposta curricular do estado de São Paulo Prática docente Curriculum proposal of the state of Sao Paulo Teaching materials Teaching practice viii Escolas publicas -- Sao Paulo (estado) Curriculos -- Planejamento Material didatico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Boim, Thiago Figueira. O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788 |
Data do documento: | 24-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thiago Figueira Boim.pdf | 8,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.