REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10788
Tipo: Dissertação
Título: O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
Autor(es): Boim, Thiago Figueira
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Com o objetivo de sistematizar o que deve ser ensinado e como ser ensinado, o governo paulista criou o seu próprio sistema de ensino. Pela resolução número 92 da Secretaria da Educação, em 19 de Dezembro de 2007, estabeleceram-se diretrizes para a organização curricular do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Estaduais paulistas. A Proposta curricular do Estado de São Paulo baseia-se em um currículo uniforme com materiais didáticos próprios caderno do aluno e caderno do professor elaborados para todos os níveis de ensino. Visa-se, com a proposta curricular, atingir as metas de qualidade de ensino lançadas, até 2010, pela atual gestão do governo paulista. Em meio a mudanças significativas no seio da escola pública, a pesquisa centrou-se no projeto pedagógico São Paulo faz escola, responsável pela viabilidade da proposta curricular. Com base na voz e prática do professor(a) de história traçou-se o impacto das mudanças trazidas pelo novo currículo na sala de aula. Por meio de entrevista realizada com professores de História da rede público foram analisados os materiais didáticos assinados pelo governo paulista, e o seu uso em sala de aula. De que modo foi recebido pelo professorado os materiais didáticos? Qual lugar ocupa o livro didático na sala de aula? Será o professor apenas um executor? Com esses indicativos, a pesquisa permite evidenciar em curto prazo os primeiros resultados do projeto São Paulo faz escola, assim como, o posicionamento dos professores diante das novas mudanças
Abstract: In order to systematize what should be taught and how to be taught, the Sao Paulo government set up its own education system. By resolution number 92 of the Department of Education, on 19 December 2007, set up guidelines for the curriculum Elementary and Middle schools in São Paulo State. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of São Paulo. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of Sao Paulo. That order was received by teachers teaching materials? What place occupies the textbook in the classroom? Is only one teacher performer? At this rate, the survey gives evidence in short-term results of the first project "Sao Paulo faz Escola", as well as the placement of teachers on the new changes
Palavras-chave: Proposta curricular do estado de São Paulo
Prática docente
Curriculum proposal of the state of Sao Paulo
Teaching materials
Teaching practice viii
Escolas publicas -- Sao Paulo (estado)
Curriculos -- Planejamento
Material didatico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Boim, Thiago Figueira. O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788
Data do documento: 24-Fev-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Figueira Boim.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.