REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tathyana Gouvêa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215672P6por
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Helena Machado de Paula-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:34:05Z-
dc.date.available2010-05-03-
dc.date.issued2010-02-18-
dc.identifier.citationSilva, Tathyana Gouvêa da. Principal in action : between bureaucracy and school current situations. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10789-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e compreender as ações dos diretores escolares. Para tanto, acompanhou-se durante um ano (Setembro de 2008 a Agosto de 2009) as ações de quatro diretoras que trabalharam em uma escola estadual de ensino fundamental localizada na cidade de São Paulo. Pretendeu-se observar quais são as atividades que os diretores realizam, o que motiva tais ações e quais as implicações destas, baseando a análise na teoria de Weber sobre ação social e burocracia, e nos conceitos de ação e prática de Gimeno Sacristán. Para a compreensão da ação buscou-se identificar as atribuições legais do cargo e caracterizar a organização escolar e os sujeitos investigados, por meio de um levantamento histórico-legal, de observações, de entrevistas não estruturadas e pela aplicação de um questionário junto às quatro diretoras. A análise das ações, baseada no modelo analítico de Gimeno Sacristán, deu indícios de que os diretores realizam sete tipos de ação: de assessoria pedagógica e profissional, de clima social, de coordenação, de controle, de distribuição de informações, de gestão e de representação. São ações decorrentes de normas advindas da burocracia e das emergências cotidianas criadas pela singularidade da escola. As ações dos diretores se evidenciam diretamente na organização escolar, em sua estrutura social, física e administrativa, ao mesmo tempo que são a base da experiência dos sujeitos que as realizam e fonte de mudança ou manutenção das estruturas que compõem a culturapor
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify, to describe and to understand the actions of the school principals. To do such, the actions of four principals who have worked in a public middle school of the state net located in São Paulo were followed during one year (from September of 2008 until August of 2009). It was intended to notice which are the actions of the school principal, what motivates those actions and what are its implications. This analysis is supported on the Weber´s theory about social action and bureaucracy and in the concepts of action and practice of Gimeno Sacristan. For the comprehension of the action it was sought to identify the legal attributes of the position and characterizes the school organization and the investigated people. It was done through historic-legal survey, observations, not structured interviews and the application of an inquiry form with the four principals. The analysis of the actions based on the analytic model of Gimeno Sacristan supplied evidences that the principals perform seven kinds of actions educational and professional assistance, social environment, coordination, control, information sharing, management and representation, which arises from the rules which comes with bureaucracy and of the current situations brought up by the school´s singularity. The actions of the school principal are showed directly on the school organization, in its social structure, lay-out and management, at the same time being the base of the experience of the human-beings who perform it and the source of change or maintenance of the structures which compose the cultureeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23595/Tathyana%20Gouvea%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectAção social e práticapor
dc.subjectPrincipaleng
dc.subjectSchool organizationeng
dc.subjectBureaucracyeng
dc.subjectSocial action and practiceeng
dc.subjectDiretores escolarespor
dc.subjectEscolas -- Organizacao e administracaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleDiretor em ação: entre a burocracia e o cotidiano da escolapor
dc.title.alternativePrincipal in action : between bureaucracy and school current situationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tathyana Gouvea da Silva.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.