REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorBiagini, Jussara-
dc.contributor.advisor1Sampaio, Maria das Mercês Ferreira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:34:05Z-
dc.date.available2005-08-16-
dc.date.issued2005-07-29-
dc.identifier.citationBiagini, Jussara. Reforma do Ensino Técnico: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Reestruturação Curricular do CEFET de Minas Gerais. 2005. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10793-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender o processo de implementação da recente reformulação curricular do ensino técnico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET/MG. As proposições curriculares da escola foram analisadas com base nos exames dos documentos orientadores da reforma da Educação Profissional. Buscou-se o entendimento do que é proposto nessa reforma e do que é próprio da escola. Das análises dos documentos emitidos e consultados pelo CEFET/MG relativos à sua estruturação curricular, elaborou-se o seguinte quadro informativo: perfil do aluno ingressante no processo educativo escolar, cursos e vagas ofertados, concepções presentes nas propostas dos cursos, componentes e estrutura da grade curricular dos cursos oferecidos. Concluiu-se que em função do currículo dominante da instituição, que foi sedimentando na trajetória do ensino profissional e técnico, a escola firma suas posições, fragmenta, transforma, nega e reproduz mudanças pretendidas na reforma em apreço. Aspectos da autonomia relativa da Escola expressam-se ao buscar na atual legislação brechas para criar respostas próprias. O currículo da escola é fortalecido pela defesa de suas posições ante as perspectivas de formação profissional escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT The present research objectified understanding the implementation process of the recent technical education curricular reform in Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG. The school curricular propositions were analyzed, considering the documents exames of the Professional Education Reform. The agreement searched of that it is considered in this reform and what it s proper of the school. In the analyses of this documents emitted and consulted by the CEFET-MG relative to its curricular structure, the following informative picture was elaborated: profile of the ingressant pupil in the pertaining to school educative process; offered courses and vacancies; present conceptions in the courses proposals; components and structure of the offered courses curricular grid. One concluded that concerning of the dominant curricular structure, developed in the trajectory of professional and technical education, the school firms its positioning, breaks up, transforms, denies and reproduces the intended changes in the Professional Education Reform. The relative autonomy of school express itself when it search slots in the current legislation to create own answers. The school curricular is enhanced by the defense of its position before the perspectives of pertaining to school professional formation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23603/Dissertacao%20Jussara%20Biagini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectreforma do ensino técnicopor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjecteducação básica para jovenspor
dc.subjectdiretrizes curriculares da educação profissional de nível técnicopor
dc.subjectEnsino técnico - Minas Geraispor
dc.subjectEnsino profissional - Minas Geraispor
dc.subjectReforma do ensino - Minas Geraispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReforma do Ensino Técnico: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Reestruturação Curricular do CEFET de Minas Geraispor
dc.typeTesepor
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