???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10883
Tipo do documento: Tese
Título: Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais
Autor: Assis, Leila Souto de 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Esta tese trata do uso da Matemática nas práticas profissionais, mais especificamente da existência de aproximação entre as estratégias de resolução de problemas em Matemática e o processo de manutenção de sofwares no ambiente de trabalho de programadores de computador. A metodologia adotada foi a Grounded Theory (GT), na visão de Glaser, Strauss, Corbin e Charmaz. Foi utilizado, como técnica de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas bem como o aplicativo GRUMPS para registro das interações dos programadores durante a execução cotidiana de seu trabalho. Foram analisadas as práticas de trinta e quatro programadores observados e entrevistados durante o exercício de sua profissão em seu ambiente corporativo. A pesquisa exploratória indicou características do pensamento matemático na resolução de problemas do cotidiano dos profissionais participantes deste estudo. Como resultado, concluímos que as estratégias de resolução de problemas na Matemática, aproximadas à realidade destes especialistas podem potencialmente contribuir para o processo de manutenção de sistemas computacionais. Isto porque na Computação a compreensão dos programas pré-existentes, e o cuidado em não se inserir novos problemas em função de alterações realizadas, são características fundamentais para garantir o sucesso desse tipo de perfil profissional no mercado de trabalho
Abstract: This thesis handles the use of Mathematics in the workplace, more specifically about the existence of relationship between Mathematics problem solving strategies and the software maintenance process in the computer developers‟ workplace. The adopted methodology was Grounded Theory (GT), under Glaser, Strauss, Corbin and Charmaz‟ perspectives. It has been used, as the data collecting technique, semi-structured interviews as well as GRUMPS tool to record all developers‟ interactions during their daily duty. We analyzed the current practices of thirty four developers observed and interviewed during the exercise of their profession in their corporate environment. The exploratory research indicated characteristics of mathematical thought during the developers‟ professional problem solving process. As an outcome, we concluded that problem solving strategies in Mathematics, connected to the reality of this type of specialists may potentially contribute to the computational systems maintenance process. This would happen because, in Computer Science, the comprehension of pre-existing programs, and the attention to not insert new issues based on the changes performed, are crucial skills to ensure the success of this type of professional in the market place
Palavras-chave: Educação matemática
Ciências da computação
Manutenção de sistemas
Resolução de problemas
Ambiente de trabalho
Mathematics education
Computer science
Systems maintenance
Problem solving
Workplace
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Assis, Leila Souto de. Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10883
Data de defesa: 17-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leila Souto de Assis.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.