???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAssis, Leila Souto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127855U3por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:09Z-
dc.date.available2011-11-17-
dc.date.issued2011-10-17-
dc.identifier.citationAssis, Leila Souto de. Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10883-
dc.description.resumoEsta tese trata do uso da Matemática nas práticas profissionais, mais especificamente da existência de aproximação entre as estratégias de resolução de problemas em Matemática e o processo de manutenção de sofwares no ambiente de trabalho de programadores de computador. A metodologia adotada foi a Grounded Theory (GT), na visão de Glaser, Strauss, Corbin e Charmaz. Foi utilizado, como técnica de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas bem como o aplicativo GRUMPS para registro das interações dos programadores durante a execução cotidiana de seu trabalho. Foram analisadas as práticas de trinta e quatro programadores observados e entrevistados durante o exercício de sua profissão em seu ambiente corporativo. A pesquisa exploratória indicou características do pensamento matemático na resolução de problemas do cotidiano dos profissionais participantes deste estudo. Como resultado, concluímos que as estratégias de resolução de problemas na Matemática, aproximadas à realidade destes especialistas podem potencialmente contribuir para o processo de manutenção de sistemas computacionais. Isto porque na Computação a compreensão dos programas pré-existentes, e o cuidado em não se inserir novos problemas em função de alterações realizadas, são características fundamentais para garantir o sucesso desse tipo de perfil profissional no mercado de trabalhopor
dc.description.abstractThis thesis handles the use of Mathematics in the workplace, more specifically about the existence of relationship between Mathematics problem solving strategies and the software maintenance process in the computer developers‟ workplace. The adopted methodology was Grounded Theory (GT), under Glaser, Strauss, Corbin and Charmaz‟ perspectives. It has been used, as the data collecting technique, semi-structured interviews as well as GRUMPS tool to record all developers‟ interactions during their daily duty. We analyzed the current practices of thirty four developers observed and interviewed during the exercise of their profession in their corporate environment. The exploratory research indicated characteristics of mathematical thought during the developers‟ professional problem solving process. As an outcome, we concluded that problem solving strategies in Mathematics, connected to the reality of this type of specialists may potentially contribute to the computational systems maintenance process. This would happen because, in Computer Science, the comprehension of pre-existing programs, and the attention to not insert new issues based on the changes performed, are crucial skills to ensure the success of this type of professional in the market placeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila Souto de Assis.pdf: 1415291 bytes, checksum: 8da0dacd552d6ce3abdda6f94853ff39 (MD5) Previous issue date: 2011-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23903/Leila%20Souto%20de%20Assis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectCiências da computaçãopor
dc.subjectManutenção de sistemaspor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAmbiente de trabalhopor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectComputer scienceeng
dc.subjectSystems maintenanceeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectWorkplaceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em matemática e processo de manutenção de sistemas computacionaispor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leila Souto de Assis.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.