???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10938
Tipo do documento: Dissertação
Título: A gênese instrumental na interação com o GeoGebra: proposta de uma oficina para professores de matemática
Autor: Alencar, Sergio Vicente 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma oficina com o uso do GeoGebra para professores que lecionam Matemática no ensino básico, de tal forma que possam elaborar estratégias próprias de ensino e aprendizagem com o uso desse software. Para tanto, o trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: quais orientações são necessárias para que uma oficina inicial de GeoGebra, estruturada de acordo com a Gênese Instrumental de Rabardel, possibilite aos professores de Matemática da escola básica elaborarem estratégias próprias de ensino e aprendizagem com o uso desse software? O suporte teórico utilizado busca, por meio dos processos de instrumentação e instrumentalização, uma interação dos sujeitos participantes das pesquisas com o artefato, neste caso o GeoGebra, de tal forma a transformá-lo em um instrumento. Como metodologia de pesquisa utilizou-se o Design Experiments, cujo objetivo é realizar uma avaliação formativa para testar e refinar projetos educacionais. Foram realizadas três oficinas com professores de Matemática da rede estadual de São Paulo e, ao término de cada oficina, as atividades eram analisadas e propunham-se mudanças para as demais, de forma a minimizar os obstáculos, permitindo um progressivo aprimoramento do processo de investigação. Ao final do trabalho, conclui-se que, mais importante do que as atividades realizadas, foram os questionamentos realizados aos professores, levando-os a pensarem sobre a Matemática , criando e testando suas hipóteses, facilitando, dessa forma, a ocorrência da Gênese Instrumental de Rabardel
Abstract: The purpose of this work is the development of a workshop using the GeoGebra for teachers who teach mathematics in elementary education, so that they can develop their own strategies for teaching and learning with the use of this software. Therefore, the work was guided by the following research question: What guidelines are needed for an initial GeoGebra s workshop, structured according to Rabardel´s Instrumental Genesis, enable mathematics teachers of primary school develop their own teaching and learning strategies using this software? The theoretical support searches, through the processes of instrumentation and instrumentalization, an interaction of the subjects participating in the researches with the artifact, in this case, the GeoGebra, so to turn it into an instrument. As research methodology, the Design Experiments was used; its goal is to conduct a formative evaluation to test and refine educational projects. Three workshops were held with mathematics teachers of the public schools of São Paulo, and, at the end of each workshop, the activities were analyzed and proposed changes up for the other, so as to minimize the obstacles, allowing a progressive improvement of the research process. At the end of the study, it is concluded that more important than the activities conducted were the questions made to teachers, leading them to "think about mathematics", creating and testing their hypotheses, facilitating thereby the occurrence of the Rabardel´s Instrumental Genesis
Palavras-chave: Gênese instrumental
GeoGebra
Formação de professores
Educação matemática e tecnologia
Instrumental genesis
Teachers training
Mathematics education and technology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Alencar, Sergio Vicente. A gênese instrumental na interação com o GeoGebra: proposta de uma oficina para professores de matemática. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10938
Data de defesa: 15-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio Vicente Alencar.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.