REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Claudinei Aparecido da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771770U7por
dc.contributor.advisor1Pires, Celia Maria Carolino-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:26Z-
dc.date.available2013-08-22-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.citationCosta, Claudinei Aparecido da. Educação matemática nos cursos superiores de tecnologia: revelações sobre a formação estatística. 2013. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10967-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a configuração e as potencialidades da Estatística na formação dos alunos da Educação Profissional de nível Tecnológico, considerando os aspectos formativos inerentes a esta modalidade de ensino. De modo mais específico, propõe-se a: (1) realizar uma análise documental dos cursos superiores de tecnologia, seu surgimento no Brasil, os aspectos legais, as diretrizes curriculares e as marcas da Educação Matemática, bem como da Educação Estatística no ensino tecnológico; (2) realizar um estudo sobre a importância da Estatística na formação dos tecnólogos, sua trajetória no decorrer das últimas décadas, o surgimento da Educação Estatística e as competências que compõem seu núcleo: literacia, raciocínio e pensamento estatísticos; (3) produzir uma análise do currículo em ação, identificando informações que nos proporcionem algumas pistas para a reconstrução de seus diferentes significados ao longo da história; (4) discutir a compreensão presente nos currículos de Educação Profissional de nível Tecnológico, avaliando significados atribuídos à Estatística na organização e desenvolvimento desses currículos. É uma pesquisa de natureza qualitativa, considerando a análise de documentos e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam a predominância do enfoque tradicional no processo de ensino da Estatística. Na opinião dos egressos, destaca-se a inexistência da utilização de softwares estatísticos nesta disciplina. Indica-se a necessidade de mudança nessa prática e sugere-se partir de exemplos contextualizados nas áreas de interesse dos alunos e valorizar o trabalho em grupo. Isto permitirá a participação ativa deles na construção do conhecimento, tendo como premissas a literacia, o raciocínio e o pensamento estatísticopor
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the comprehension of the potentialities and the settings Statistics in a learner training from Professional Education in Technological level by considering formative aspects inherent to this learning model. In a specific way, we purpose to: (1) do a documentary analysis from higher education degree in technology, the rising of these courses in Brazil, its legal aspects and curricular guidelines and its marks of Mathematics and, also, Statistics Education in the technological courses; (2) make a study about the importance of Statistics in technologist's instruction, its path over the last several decades, the rising of Statistics Education and the competences which compose its core: statistic literacy, reasoning and thinking; (3) bring forth curriculum analysis in action, by identifying information which can provide to us some hints to reconstruction of different meanings experienced in its history; (4) discuss the comprehension that is in curriculum of Professional Education in Technological level, by evaluating how the meanings that were given to Statistics in the organization and development of this curriculum. It is a qualitative research, taking into account the documentary analysis and oral interviews. The results have shown the predominant traditional focus on Statistic education process, with particularly highlighting issues to the absence of use of statistical programs in Statistic subject. The outgoing students indicated needs of changes and suggested that we must provide contextualized examples in student s areas of interest and we must appreciate the work group. This allow the active student participation to construction of knowledge, under the premise the statistic literacy, reasoning and thinkingeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24171/Claudinei%20Aparecido%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectEnsino tecnológicopor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectStatisticeng
dc.subjectStatistic educationeng
dc.subjectTechnological educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEducação matemática nos cursos superiores de tecnologia: revelações sobre a formação estatísticapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudinei Aparecido da Costa.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.