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dc.creatorCola, André Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139439E2por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:35Z-
dc.date.available2015-05-20-
dc.date.issued2015-03-16-
dc.identifier.citationCola, André Ricardo. External and larg-scale assessments: the understanding of teachers who teach mathematics in basic education. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11023-
dc.description.resumoA ideia central dessa pesquisa foi investigar o entendimento de professores, que ensinam matemática na educação básica, acerca das avaliações externas e em larga escala. Os pressupostos teóricos que embasaram as reflexões e análises pautaram-se na avaliação da aprendizagem, avaliação em educação matemática e avaliações externas e em larga escala. Os principais trabalhos utilizados como referência em cada uma das áreas são, respectivamente: Almeida e Franco (2011), Arredondo e Diago (2009), Fernandes (2009), Buriasco e Soares (2012), Cury (2009), Sameshima (2008), Moraes e Moura (2009), Amaro (2013), Bonamino e Sousa (2012), Dantas (2009), Horta Neto (2010a,b), Rosistolato e Viana (2014). A metodologia adotada para o desenvolvimento da investigação foi a pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento de coleta dos dados realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostraram que o entendimento, por parte dos entrevistados, acerca dos processos avaliativos que permeiam o ambiente escolar é bastante superficial e os equívocos identificados em diversos conceitos que circunscrevem as avaliações externas e de larga escala pode acarretar em prejuízos à ação pedagógica. No âmbito da educação matemática, a pesquisa revelou que as avaliações externas e em larga escala acabam incorporando elementos de uma prática avaliativa tradicional, que não privilegia a perspectiva do erro como oportunidade para superação de saberes não dominadospor
dc.description.abstractThe main idea of this research was to investigate teachers comprehension who teach mathematics in basic education about external and large-scale assessments. The theoretical assumptions that supported the reflections and analyses were based on the learning evaluation, assessment in mathematics education and external and large-scale assessments. The main papers used as a reference in each of the areas are respectively: Almeida and Franco (2011), Arredondo and Diago (2009), Fernandes (2009), Buriasco and Soares (2012), Cury (2009), Sameshima (2008) , Moraes and Moura (2009), Amaro (2013), Bonamino and Sousa (2012), Dantas (2009), Horta Neto (2010a, b), Rosistolato and Viana (2014). The methodology adopted for the development of the research was the qualitative approach, with data collection procedure performed through semi-structured interviews. The results showed that the interviewers understanding about the evaluation processes that permeate the school environment is very superficial and misunderstandings identified in various concepts that circumscribe the external and large-scale assessments can result in damage to the pedagogical action. In mathematics education, the survey revealed that the external and large-scale assessments incorporate elements of a traditional evaluation practice, which does not favor the error perspective as an opportunity to improve knowledge that was not well acquiredeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Ricardo Cola.pdf: 838534 bytes, checksum: 8b14e9e3b0edb6aae2caf2406846bf8f (MD5) Previous issue date: 2015-03-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24275/Andre%20Ricardo%20Cola.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectAvaliação em educação matemáticapor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectLarge-scale assessmenteng
dc.subjectAssessment in mathematics educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAvaliação externa e em larga escala: o entendimento de professores que ensinam matemática na educação básicapor
dc.title.alternativeExternal and larg-scale assessments: the understanding of teachers who teach mathematics in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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