???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11042
Tipo do documento: Dissertação
Título: Números inteiros e suas operações: uma proposta de estudo para alunos do 6º ano com o auxílio de tecnologia
Autor: Souza, Flávio Cabral de 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental, que não tiveram contato formal com os números inteiros e suas operações, mobilizam seus conhecimentos prévios para resolver situações que envolvam esse objeto matemático e se os mesmos poderiam se desenvolver de forma autônoma para a sua compreensão. Para atingir esse objetivo foi feita uma revisão da literatura a fim de verificar como os pesquisadores têm tratado os números inteiros, procurando identificar quais estratégias para a abordagem dos números inteiros e suas operações foram utilizadas. Na sequência de atividades construída para esse trabalho são apresentadas situações nas quais foram explorados recursos visuais, com o auxílio de tecnologia, situações-problema e questões objetivas. A sequência de atividades procurou enfatizar o objeto matemático a partir de situações concretas, possibilitando que o aluno abstraia e generalize o conhecimento construído. Durante o desenvolvimento das atividades foram identificadas, nos registros e nos diálogos dos alunos, situações que permitiram inferir as singularidades referentes à compreensão que os alunos podem obter sobre os números inteiros e suas operações. Assim, essa pesquisa permitiu identificar o alcance dos conhecimentos prévios dos alunos para compreender os números inteiros e suas operações, e também os obstáculos que os mesmos enfrentaram para o desenvolvimento desse conteúdo. Os resultados obtidos revelam informações que nos permitem repensar sobre como os números inteiros e suas operações podem ser abordados na prática docente
Abstract: The aim of this paper was to assess how students at sixth grade of elementary school in Brazil, who have never had any formal contact with integers numbers and operations, use their prior knowledge to solve situations involving this mathematical object and how they develop their knowledge autonomously. To achieve this goal, a review of the literature was made in order to check how researchers have treated the integers numbers and which strategies for the approach of integers numbers and their operations were used in the past. This review was crucial to develop activities that allowed the students to engage with problem solving and to bring out their prior knowledge. The series of activities developed for this project included visual resources with the aid of technology, problem situation and objective questions. During the development of the activities, it was possible to identify, through the records and conversations in the classroom, the singularities related to the understanding of integers numbers and their operations by the students. Therefore, this research has identified the scope of the students prior knowledge in the understanding of integers numbers and their operations, and the obstacles they faced when addressing this content. The results of this project can help us to rethink how integers numbers and their operations can be addressed in the teaching practice
Palavras-chave: Números inteiros
Conhecimentos prévios e obstáculos
Tecnologia
Integers numbers
Prior Knowledge and obstacles
Technology
Applets
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Souza, Flávio Cabral de. Números inteiros e suas operações: uma proposta de estudo para alunos do 6º ano com o auxílio de tecnologia. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11042
Data de defesa: 4-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavio Cabral de Souza.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.