REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávio Cabral de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453052Y8por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:39Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2015-08-04-
dc.identifier.citationSouza, Flávio Cabral de. Números inteiros e suas operações: uma proposta de estudo para alunos do 6º ano com o auxílio de tecnologia. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11042-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental, que não tiveram contato formal com os números inteiros e suas operações, mobilizam seus conhecimentos prévios para resolver situações que envolvam esse objeto matemático e se os mesmos poderiam se desenvolver de forma autônoma para a sua compreensão. Para atingir esse objetivo foi feita uma revisão da literatura a fim de verificar como os pesquisadores têm tratado os números inteiros, procurando identificar quais estratégias para a abordagem dos números inteiros e suas operações foram utilizadas. Na sequência de atividades construída para esse trabalho são apresentadas situações nas quais foram explorados recursos visuais, com o auxílio de tecnologia, situações-problema e questões objetivas. A sequência de atividades procurou enfatizar o objeto matemático a partir de situações concretas, possibilitando que o aluno abstraia e generalize o conhecimento construído. Durante o desenvolvimento das atividades foram identificadas, nos registros e nos diálogos dos alunos, situações que permitiram inferir as singularidades referentes à compreensão que os alunos podem obter sobre os números inteiros e suas operações. Assim, essa pesquisa permitiu identificar o alcance dos conhecimentos prévios dos alunos para compreender os números inteiros e suas operações, e também os obstáculos que os mesmos enfrentaram para o desenvolvimento desse conteúdo. Os resultados obtidos revelam informações que nos permitem repensar sobre como os números inteiros e suas operações podem ser abordados na prática docentepor
dc.description.abstractThe aim of this paper was to assess how students at sixth grade of elementary school in Brazil, who have never had any formal contact with integers numbers and operations, use their prior knowledge to solve situations involving this mathematical object and how they develop their knowledge autonomously. To achieve this goal, a review of the literature was made in order to check how researchers have treated the integers numbers and which strategies for the approach of integers numbers and their operations were used in the past. This review was crucial to develop activities that allowed the students to engage with problem solving and to bring out their prior knowledge. The series of activities developed for this project included visual resources with the aid of technology, problem situation and objective questions. During the development of the activities, it was possible to identify, through the records and conversations in the classroom, the singularities related to the understanding of integers numbers and their operations by the students. Therefore, this research has identified the scope of the students prior knowledge in the understanding of integers numbers and their operations, and the obstacles they faced when addressing this content. The results of this project can help us to rethink how integers numbers and their operations can be addressed in the teaching practiceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24194/Flavio%20Cabral%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros inteirospor
dc.subjectConhecimentos prévios e obstáculospor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectIntegers numberseng
dc.subjectPrior Knowledge and obstacleseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectAppletseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleNúmeros inteiros e suas operações: uma proposta de estudo para alunos do 6º ano com o auxílio de tecnologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavio Cabral de Souza.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.