???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alessandro Rosa-
dc.contributor.advisor1Frant, Janete Bolite-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:41Z-
dc.date.available2007-09-04-
dc.date.issued2006-05-15-
dc.identifier.citationSilva, Alessandro Rosa. The didádic book and discurse of teacher in the teaching integer numbers operations within the young and adult education. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11057-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve a preocupação de discutir o papel da linguagem no ensino das operações de números inteiros na Educação de Jovens e Adultos, especificamente o aspecto da compreensão do diálogo instaurado a partir do discurso do professor e do livro didático. Adotamos como referencial teórico o pragmatismo, de acordo com Grice. Segundo este autor existe um conjunto de suposições, ou uma espécie de principio geral, que irá guiar a conduta dos falantes para um uso eficiente da linguagem com fins cooperativos. Estas Máximas Conversacionais especificam como os participantes devem agir em uma conversa cooperativa. As questões que nortearam o trabalho foram: Que ambiente o professor proporciona em sala de aula? Quais materiais o professor escolhe e usa? Como o professor e materiais, utilizados em aula, cooperam para que a interlocução entre ele e seus alunos a respeito das regras de sinais ocorra?. Para tanto, dois questionários foram elaborados e aplicados com doze professores. Estas discussões apontaram que os professores, que participaram deste trabalho, não são claros o suficiente quando tratam das operações com números inteiros, não promovendo um ambiente de diálogo entre eles e os alunos. Analisamos também seis coleções de livros didáticos mais usados pelos professores e observamos dificuldades em manter um diálogo claro entre o seu leitor. Tendo por base tais resultados, este trabalho procurou trazer para a discussão a questão do diálogo e a importância de sua clareza, que vai do discurso do professor em sala de aula, do ambiente que se pode criar em sala de aula que valorize o diálogo claro ou a comunicação clara dos conteúdos até ao livro texto que é apresentado direta ou indiretamente aos seus alunos quando esta tratando das operações de adição e multiplicação de números inteiros e a importância que esta clareza tem na aprendizagem de tal conteúdo matemático. Observando ainda que tal problema surge muitas vezes por falta de materiais alternativos, para o próprio professor, discutimos ainda uma abordagem para o ensino de operações com números inteirospor
dc.description.abstractThe purpose of this work was to investigate the role of language in the process of teaching integer numbers operations within the Young and Adult Education, specifically the aspect of comprehension of the established dialog by teachers or by text books. Our framework is based on Grice, according to this author there is a set of principles that guides the speaker s action through an efficient use of language for cooperative aims. Those Conversation Principles specify how participants should act in a conversation. Our questions include 1) What is the environment proposed by teachers in classroom? 2) Which material are used in classroom? How is cooperation been established by the teacher and the used material according to Grice? Two questionnaires were elaborated and applied with twelve teachers. Results from analysis of questionnaire revealed that teachers were not cooperating in classrooms. Six different collections of text books were also analyzed and again failed in pursuing a clear dialog with lector. Those findings lead us to further discuss a different environment where dialog is the main concern and to present an alternative for introducing integer numbers and operationseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_alessandro_rosa_silva.pdf: 1348419 bytes, checksum: e9e12b9f1881148228931c8fc3286efb (MD5) Previous issue date: 2006-05-15eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24295/dissertacao_alessandro_rosa_silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros inteirospor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectInteger numberseng
dc.subjectYoung and adult educationeng
dc.subjectMatematica (Ensino Medio)por
dc.subjectLivros didaticospor
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.titleO livro didático e o discurso do professor no ensino das operações com números inteiros para alunos do E.J.Apor
dc.title.alternativeThe didádic book and discurse of teacher in the teaching integer numbers operations within the young and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_alessandro_rosa_silva.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.