???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11091
Tipo do documento: Dissertação
Título: A geometria espacial no ensino médio a partir da atividade webquest: Análise de uma experiência
Autor: Silva, Mauricio Barbosa da
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar minha experiência ao construir e aplicar uma atividade WebQuest analisando as dificuldades e possibilidades desta forma de ensinar. Esta atividade foi aplicada em um colégio particular de São Paulo, a 10 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Ao analisar a WebQuest desde a sua construção e aplicação até a obtenção dos resultados, procurei evidenciar se esta atividade, que utiliza basicamente recursos da Internet, apresenta algum benefício em relação às aulas tradicionais com o uso de livros e apostilas. Alguns objetivos de aprendizagem foram definidos a partir da Taxonomia de Bloom (1972), que ao serem atingidos proporcionaram um pensamento de nível elevado, conforme Dodge (1995). Constatei que os alunos construíram seus conhecimentos matemáticos ao verificar que os mesmos atingiram o nível de compreensão geométrica de visualização, definido por Van Hiele (1986) em sua classificação. Utilizei, como forma de validar os resultados obtidos nas fases de construção e aplicação, um confronto entre as evidências observadas por meio dos registros destas fases e as recomendações teórico-metodológicas utilizadas, com base principalmente nos próprios princípios da atividade WebQuest e em alguns princípios da metodologia Experimento de Ensino, conforme Cobb et al (2003). Podese concluir que o conhecimento matemático dos alunos das noções básicas de Geometria Espacial foi, em grande parte, consolidado por meio da utilização da atividade WebQuest. Uma nova proposta da atividade Webquest foi elaborada para aplicação em momento oportuno
Abstract: This present work of research has as its aim to present my experience in building and applying a WebQuest activity by analyzing the difficulties and the concrete possibilities of such a teaching way. This activity has been applied to a group of 10 students in the third year High School in a private school in Sao Paulo City. While analyzing the WebQuest since its construction and application up to the fi nal results obtained, I have looked for bringing evidences of if such kind of activity, which basically utilizes internet resources, is able to bring any kind of benefit in relation to the traditional classes that make use of books and books of key facts. Some learning aims have been defined starting from the Bloom Taxonomy (1972) and, when reached, have raised a thought of higher level, according to Dodge (1995). I verified that the students have constructed their mathematical knowledge as I noticed that they have reached the level of visualization geometrical comprehension, as defined by Van Hiele (1986) in his classification. I have used, as a way of validating the results obtained during the construction and application phases, a confrontation between the evidences observed through the registrations of such phases and the theoretic-methodological recommendations that have been utilized, which were mainly based in the own principles of the WebQuest activity and in some principles of the teaching experiment methodology, according to Cobb, P. et all (2003). It was possible to conclude that the students` mathematical knowledge of the Spatial Geometry basic notions was, in great part, consolidated throughout the use of the WebQuest activity. A new purpose of a WebQuest activity has been elaborated for application in an opportune moment
Palavras-chave: Geometria Espacial
Webquest
Experimento de Ensino
Taxonomia de Bloom
Spatial Geometry
WebQuest
Teaching Experiment
the Bloom Taxonomy
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Geometria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Silva, Mauricio Barbosa da. A geometria espacial no ensino médio a partir da atividade webquest: Análise de uma experiência. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11091
Data de defesa: 19-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDM - Mauricio B da Silva.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.