Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11249
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teoria dos jogos: uma nova proposta para o ensino médio |
Autor(es): | Feliciano, Léa Paz da Silva |
Primeiro Orientador: | D'Ambrósio, Ubiratan |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar a possibilidade de introduzir a Teoria dos Jogos de John Von Neumann e Oskar Morgenstern no Ensino Médio e de que forma isso poderia ser feito. Para atingir esse objetivo, elaboramos uma seqüência didática que foi aplicada a três turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual na capital de São Paulo. No decorrer da aplicação dessa seqüência didática, procuramos debater e orientar as resoluções das atividades, auxiliando os alunos na retomada de alguns conteúdos anteriores, necessários ao desenvolvimento da tarefa. Concluímos, ao final dessa experiência, que é possível ensinar a Teoria dos Jogos para os alunos do Ensino Médio, contemplando a aquisição de outros conteúdos |
Abstract: | The aim of this work is investigate the possibility of introducing the Game Theory of John von Neumann and Oskar Morgenstern in High School and how it could be done. To reach this objective, we elaborate a didactic sequence that was applied on three groups of 3rd year of High School in a public school in São Paulo. In elapsing of the application of this didactic sequence, we tried to debate and to guide the activies resolutions, assisting the students in retake some necessary previous contents for the task development. We conclude in the end of this experience that is possible to introduce the Game Theory in High School Students, contemplating the acquisition of other subjects |
Palavras-chave: | Teoria dos jogos Ensino médio Seqüência didática Games theory High school Didactic sequence Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Teoria dos jogos Matematica (Ensino medio) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Feliciano, Léa Paz da Silva. Teoria dos jogos: uma nova proposta para o ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11249 |
Data do documento: | 20-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lea Paz da Silva Feliciano.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.