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Tipo do documento: Dissertação
Título: Argumentação e prova no ensino fundamental: análise de uma coleção didática de matemática
Autor: Cruz, Flávio Pereira da 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar como a coleção Matemática e Realidade aborda argumentação e prova quando trata do Teorema Fundamental da Aritmética e do Teorema de Pitágoras. Ele está inserido no projeto AProvaME - (Argumentação e Prova na Matemática Escolar) que propõe a investigação de concepções de argumentação e prova no ensino de matemática em escolas do estado de São Paulo e formar grupo de pesquisadores para elaborar situações de aprendizagem envolvendo argumentação e prova para serem investigadas em sala de aula. A análise da coleção, em nossa pesquisa, tem como fundamento o trabalho desenvolvido por BALACHEFF et. al. (2001) que apresenta possíveis atividades que possam envolver argumentação e prova classificando-as em vários tipos e níveis. Utilizamos esta classificação para analisar, quando trata do Teorema Fundamental da Aritmética e do Teorema de Pitágoras, o texto teórico e os respectivos exercícios apresentados na coleção e que estejam relacionados com argumentação e prova. Constatamos que são propostas basicamente atividades que podem ser classificadas como de tarefas de iniciação a prova . Concluímos, em nossa análise, que a coleção não visa o trabalho com argumentação e prova para desenvolver tais competências nos alunos quando apresenta os temas Teorema Fundamental da Aritmética e Teorema de Pitágoras e também quando propõe as respectivas atividades. Propomos ao final de nosso trabalho, atividades dinâmicas que podem complementar as que estão presentes na coleção, com o propósito de contribuir na elaboração de novas abordagens sobre argumentação e prova em sala de aula
Abstract: This dissertation aims to analyze how the collection Mathematics and Reality approaches argumentation and proof when it refers to the Fundamental Theorem of Arithmetic and the Theorem of Pythagoras. It s inserted in the Project AProvaME (Argumentation and Proof in School Mathematics) that proposes the investigation of conceptions of argumentation and proof in the teaching of mathematics in schools in the state of São Paulo and to form a group of researchers to elaborate situations of learning involving arguments and proof to be investigated in the classroom. The analysis of the collection, in our research, is based on the work done by BALACHEFF et. al. (2001) which presents possible activities that may involve argumentation and proof classifying them into various types and levels. We have used this classification, when it refers to the Fundamental Theorem of Arithmetic and the Theorem of Pythagoras, to consider the theoretical text and the respective exercises presented in the collection that are related to argumentation and proof. We have noticed that the proposed activities may basically be classified as "tasks of initiation to proof." We conclude, in our analysis, that the collection is not designed to work with argumentation and proof to develop such skills in students when presenting the Fundamental Theorem of Arithmetic and the Theorem of Pythagoras, and also when proposing its activities. We propose, at the end of our work, dynamic activities that may complement those that are present in the collection, aiming to help in the development of new approaches on argumentation and proof in the classroom
Palavras-chave: Argumentação e prova
Teorema fundamental da aritmética
Teorema de Pitágoras
Tecnologia na educação matemática
Argumentation and proof
Fundamental Theorem of Arithmetic
Theorem of Pythagoras
technology in mathematics education
Matematica -- Estudo e ensino
Matematica (Elementar)
Livros didaticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Cruz, Flávio Pereira da. Argumentação e prova no ensino fundamental: análise de uma coleção didática de matemática. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11291
Data de defesa: 15-Feb-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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