???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBagé, Idalise Bernardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218537Y2por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:40Z-
dc.date.available2008-07-21-
dc.date.issued2008-05-29-
dc.identifier.citationBagé, Idalise Bernardo. Proposta para a prática do professor do ensino fundamental I de noções básicas de geometria com o uso de tecnologias. 2008. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11312-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Educação Matemática, e tem como objetivo verificar quais as possíveis contribuições que um curso de formação continuada, com a utilização da tecnologia, traz para a prática do professor no ensino da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Para isso, formulou-se como questão de pesquisa: em que medida uma oficina, com a utilização dos recursos da tecnologia, poderá contribuir para a prática dos professores das séries iniciais no ensino dos conceitos básicos da Geometria? Primeiramente se elaborou uma proposta de oficina com dez atividades utilizando os softwares Building Perspective e Cabri-Géomètre, e se aplicou a trinta professores que lecionam na 4ª série do ensino fundamental. Essa proposta tem como base os pressupostos teóricos do desenvolvimento do pensamento geométrico do modelo Van Hiele, para a elaboração das atividades, e a formação de professores com o uso da tecnologia. Em um segundo momento, os professores aplicaram as atividades aos seus alunos. Adotou-se como metodologia de pesquisa o Design Experiments, visando ao aprimoramento da proposta da oficina para futuros professores participantes. A pesquisa possui como instrumentos de coleta de dados: um questionário inicial para o levantamento das características dos professores, o protocolo das atividades desenvolvidas pelos professores, uma entrevista semiestruturada para colher informações sobre a aplicação da oficina aos alunos e um questionário final de avaliação da oficina. Após a análise dos dados, concluiu-se que a proposta permitiu que os professores percebessem a importância do ensino da Geometria nas séries iniciais e as possibilidades do software Cabri-Géomètre no desenvolvimento de conceitos geométricos. O final do trabalho apresenta uma nova proposta de oficina aprimorada com base nas análises feitas e sugestões dos professores participantespor
dc.description.abstractThis paper is part of the Informational Technologies and Mathematical Education survey line and aims at verifying the possible contributions that a Teachers Development Course , so called Curso de Formação Continuada , bring to the professional practice of teaching Geometry in the initial series of our elementary school, that is, Ensino Fundamental I . In that intent the survey question formulated was: to what extent can a workshop, with the use of technological resources, contribute to the practices of the professionals teaching the basic Geometry concepts in the initial series of our Ensino Fundamental I ? In order to answer that question, we firstly elaborated a workshop proposition with ten activities using the Building Perspective and Cabri-Géomètre softwares and applied it to a group of 30 (thirty) teachers who worked on the fourth year of Ensino Fundamental I . Such proposition is based on the theoretical presuppositions of the geometrical thought development in Van Hiele s pattern, for the elaboration of the activities, and the teachers development with the use of technology. At a second moment, the referred teachers applied the activities to their students. Design Experiments was adopted as the survey methodology, aiming at the refinement of the workshop proposition for future groups of teachers participating in it. As data collectors this survey relied on: an initial questionnaire for checking the teachers traits, the protocol of the activities developed by the teachers, a semi-structured interview to collect information about the application of the workshop with the students and a final questionnaire intended to evaluate the workshop. Analyzed all the data, the conclusion was that the proposition allowed the teachers to notice the importance of the teaching of Geometry at the initial series of Ensino Fundamental I and the possibilities the software Cabri- Géomètre offer in enriching the development of the geometric concepts. At the end, based on the analyses done throughout this job, as well as on the suggestions from the participant teachers, there s the proposition of a new, enhanced workshopeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:58:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Idalise Bernardo Bage.pdf: 11341963 bytes, checksum: dbdb18882c985b58259417d04c99b744 (MD5) Previous issue date: 2008-05-29eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23606/Idalise%20Bernardo%20Bage.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da geometriapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectAprimoramentopor
dc.subjectThe teaching of geometryeng
dc.subjectTeachers developmenteng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectEnhancementeng
dc.subjectPratica de ensinopor
dc.subjectProfessores de matematica -- Formacao profissionalpor
dc.subjectGeometria -- Estudo e ensinopor
dc.subjectMatematica -- Estudo e eensinopor
dc.subjectTecnologia educacacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleProposta para a prática do professor do ensino fundamental I de noções básicas de geometria com o uso de tecnologiaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Idalise Bernardo Bage.pdf11,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.