REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins Neto, Raimundo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751074T2por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:50Z-
dc.date.available2009-01-30-
dc.date.issued2008-12-16-
dc.identifier.citationMartins Neto, Raimundo de Souza. Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11366-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo estabelecer em que medida é possível desenvolver em alunos do ensino médio o domínio e a habilidade na utilização de regras da lógica clássica através de atividades que mobilizem raciocínios utilizando-se dos conectivos lógicos: negação, conjunção, disjunção, implicação, bicondicional e quantificadores. Os raciocínios lógicos, em relação à origem, uso e desenvolvimento, são analisados e interpretados à luz dos teóricos Piaget e Vigotsky. As atividades foram elaboradas e adaptadas de uma estrutura oferecida por um applet, aplicadas em alunos do 2º ano do ensino médio, totalizando sete encontros. O desenvolvimento, aplicação e análise das atividades respeitaram a metodologia da engenharia didática, fazendo-se análise a priori, aplicação e análise a posteriori. A aplicação e análises a posteriori confirmaram nossas previsões, indicando dificuldades dos alunos quanto ao uso dos conectivos lógicos, porém mostrou que as atividades promoveram um desequilíbrio entre o que o aluno sabe sobre estes conectivos e como ele os utiliza no contexto comum e no contexto da lógica clássica. O que valida também nosso trabalho é a possibilidade de se trabalhar lógica clássica no ensino médiopor
dc.description.abstractThis work has the purpose of establishing how far it is possible to develop the high school students skills concerning the power and the ability of using the rules of classical logic through activities that mobilize thoughts, using the logical connective: negation, conjunction, disjunction, implication, biconditional and quantitative. The logical reasoning, regarding the origin, use and development, are analyzed and interpreted in the light of the theoreticians Piaget and Vygotsky. The activities were prepared based and on adapted the structure offered by the applet, and applied to students from the second year of high school, during seven meetings. The development, the implementation and analysis met the methodology of teaching engineering, making, firstly, a prior analysis, implementation and, also, a subsequent analysis. The application and the subsequent analysis confirmed our predictions indicating difficulty student s with the use of logical connective, however they showed that the activities have promoted an imbalance between what student has knowledge these of connectives and how he uses them in context and in the classic logic context. It shows that is possible to work classic logic in the high school leveleng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23691/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLógica clássicapor
dc.subjectConectivos lógicospor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectClassic logiceng
dc.subjectLogical connectiveseng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectMatematica (Ensino medio)por
dc.subjectLogica simbolica e matematicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleLógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocíniospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.