???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11381
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias no ensino e aprendizagem da álgebra: análise das dissertações produzidas no Programa de Estudos de Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP de 1994 até 2007
Autor: Pinto, Gláucia 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Inspirada por KATZ (2007), esta dissertação analisa 17 (dezessete) dissertações do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que foram publicadas desde o ano de 1994 até ao ano de 2007. Para a seleção dessas dissertações tomamos como referencial teórico os conceitos do estado da arte de ROMBERG (1992) e então fizemos uma filtragem a partir dos resumos, palavras-chaves e títulos das dissertações do mestrado acadêmico e profissional desta instituição para selecionarmos as pesquisas que envolveram o ensino algébrico e utilizaram tecnologias para impulsioná-lo. O objetivo desta análise foi verificar quais vantagens e desvantagens a utilização de novas tecnologias (computador, calculadoras e objetos robóticos) traz para o ensino e aprendizagem de Álgebra, sob a perspectiva de dissertações do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP de 1994 até 2007. Assim, esta obra traz uma consideração a respeito das dissertações selecionadas, abordando como suas estratégias influenciaram os resultados apontados nos trabalhos e categorizando-as quanto aos seus comportamentos referentes à dimensão da Álgebra utilizada, segundo os PCN (1998). Ao final, concluímos que os conteúdos de oito dissertações que utilizaram tecnologia para impulsionar a aprendizagem algébrica pontuaram as vantagens e as desvantagens que tal recurso trouxe para a aprendizagem dos alunos, sendo que os conteúdos das outras nove dissertações analisadas trouxeram apenas as vantagens que o uso da tecnologia trouxe para o aprendiz
Abstract: Inspired by KATZ (2007), this dissertation analyses 17 (seventeen) dissertations from the Post- Graduated Studies in Mathematical Education Program of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) which were published since 1994 through the year of 2007. For those dissertations selection we took as theoretical framework the concepts from ROMBERG's (1992) state of the art and then from the abstracts, keywords and titles we filter this institution's academic and professional master in sciences dissertations for we select the researches that involved the algebric teaching and used technologies for impulsing it. This analysis goal was to verify which advantages and disadvantages the use of new technologies (computer, calculator and robotic gadgets) brings for the Algebra s teaching and learning under the perspective of dissertations from the PUC-SP s Post- Graduated Studies in Mathematical Education Program from 1994 to 2007. Thus, this work brings a consideration about the selected dissertations regarding how theirs strategies influenced the results pointed in the works and categorizing them in respect to their behavior according to the Algebra's dimension used, following the National Curricular Parameters (PCN, 1998). In the end, we conclude that the contents from eight dissertations which used technology for impulsing the algebric learning, while the other nine analysed dissertations contents brought only the advantages that the technology use brought to the aprentice
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Álgebra
Tecnologias
Dissertações da PUC-SP
Teaching
Learning
Algebric
Technologies
Dissertations of PUC-SP
Algebra -- Estudo e ensino -- Inovacoes tecnologicas -- Dissertacoes e teses
Educacao matematica -- Inovacoes tecnologicas -- Dissertacoes e teses
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Pinto, Gláucia. Tecnologias no ensino e aprendizagem da álgebra: análise das dissertações produzidas no Programa de Estudos de Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP de 1994 até 2007. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11381
Data de defesa: 7-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glaucia Pinto.pdf509,64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.