???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
Autor: Rosa, Kelly Cristina 
Primeiro orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo do panorama das teses e dissertações em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no período de 1994 a 2007. Estas dissertações e teses fizeram uso de ambientes computacionais como ferramenta no contexto da Geometria e possibilitaram que esta pesquisa identificasse as tendências e o que tem sido privilegiado sobre o tema de modo a permitir que estudos posteriores tenham uma base consolidada de informações da qual possam prosseguir suas pesquisas. A fonte de análise desse estudo constitui-se de trinta e dois (32) trabalhos selecionados por meio de títulos, resumos, linha de pesquisa e palavraschave. A metodologia adotada para essa pesquisa foi o Estado da Arte. Baseando-se nas dez (10) atividades propostas por Romberg (1992), foi elaborado um fichamento de cada pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram seis (06) objetos matemáticos foram privilegiados e nove (09) ambientes computacionais utilizados, sendo o Cabri optado por vinte e sete (27) autores. Dentre os objetos matemáticos categorizados, observou-se quinze (15) trabalhos referentes a Transformações Geométricas
Abstract: This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations
Palavras-chave: Estado da Arte
Ambientes Computacionais
Geometria
Educação Matemática
State of Art
Computational Environment
Geometry
Mathematics Education
Estado da arte
Ambientes computacionais
Educação matemática
State of art
Computational environment
Geometry
Mathematics education
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses
Geometria -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405
Data de defesa: 6-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kelly Cristina Rosa.pdf599,91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.