REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11547
Tipo: Dissertação
Título: Ambiguidades no lápis da natureza
Autor(es): Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
Primeiro Orientador: Critelli, Dulce Mara
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir a respeito da questão da ambiguidade fotográfica no século XIX a partir do pressuposto teórico de que a fotografia era considerada, em seus primórdios, uma espécie de lápis da natureza . Este conceito foi concebido pelo pesquisador e fotógrafo inglês William Henry Fox Talbot, na obra ThePencilofNature, publicada entre os anos de 1844 e 1846. O fio condutor de nossa discussão parte da hipótese de que ThePencilofNature já apresentava uma série de ambiguidades e ambivalências características da prática fotográfica do século XIX e, em parte, até os dias de hoje, em relação ao apelo técnico-científico, comercial e artístico de uma sociedade industrial. Para tal reflexão, utilizaremos alguns exemplos da produção fotográfica da época, fazendo uso de alguns conceitos de filósofos e de pensadores da fotografia tais como Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé e Boris Kossoy, relacionados a alguns preceitos básicos sobre a linguagem fotográfica: a questão da técnica e da verossimilhança fotográficas, a transformação da percepção do real por meio da fotografia e a presença da morte no registro fotográfico
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the question of the photographic ambiguity in the 19th century from the theoretical assumption that photography was considered, in its origins, a kind of pencil of nature . This concept was developed by the English researcher and photographer William Henry Fox Talbot, in the work The Pencil of Nature, published between 1844 and 1846. Our discussion is based on the assumption that The Pencil of Nature already presented ambiguities and ambivalences typical of the photographic practice in the 19th century and, to an extent, until today, as regards the technical, scientific, commercial and artistic appeal of an industrial society. We draw examples from the photographic production at the time, using concepts developed by philosophers and theorists of photography such as Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé and Boris Kossoy, related to some basic notions about the photographic language: the question of technology and photographic verisimilitude, the shift in the perception of reality through photography and the presence of death in the photographic image
Palavras-chave: Fotografia
Calótipo/ Ambiguidades fotográficas
Questão da técnica
Morte na fotografia
Photography
The Pencil of Nature
Fox Talbot
Calotype
Photographic ambiguity
Question of technology
Death in the photographic image
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Filosofia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues. Ambiguidades no lápis da natureza . 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547
Data do documento: 23-Nov-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf16,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.