???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11551
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filosofia e teatro à luz do pensamento benjaminiano: alegoria barroca, interrupção brechtiana e teatro pós-dramático
Autor: Altieri, Maria Silvia 
Primeiro orientador: Gagnebin, Jeanne Marie
Resumo: O objetivo da presente dissertação é estudar os conceitos de alegoria barroca e interrupção brechtiana, à luz do pensamento benjaminiano, para compreender a proximidade que esses conceitos estabelecem entre os campos da filosofia e da arte teatral através do conceito da Darstellung (apresentação/exposição). A proximidade entre teatro e filosofia no pensamento benjaminiano é, portanto, a questão que norteia o presente trabalho e nossa hipótese é que o conceito da Darstellung (apresentação/exposição) seja a chave para a elucidação de tal questão. Além disso, o estudo do conceito de alegoria se relacionará à análise do teatro contemporâneo denominando de pós-dramático. A alegoria é o nexo que une drama barroco alemão, teatro brechtiano e teatro pós-dramático. O presente estudo não se baseia em uma cronologia histórica diacrônica e linear. Trata-se do sentido sincrônico, em que o recorte foi realizado a contrapelo, para usarmos a expressão de Walter Benjamin. A dissertação seguirá a seguinte divisão: no primeiro capítulo o recorte será o estudo do conceito de alegoria do drama barroco alemão e do espetáculo deste drama; no segundo capítulo estudarei o conceito de interrupção brechtiano e o espetáculo do teatro brechtiano; no terceiro capítulo o foco será o conceito de pós-dramático e o espetáculo deste teatro. O eixo de análise dos três capítulos será a relação entre teatro e filosofia benjaminiana pela chave do conceito de Darstellung. Por fim nas considerações finais serão analisadas as conseqüências deste estudo com o intuito de abrir questões que possam ampliar a visão do teatro e da relação entre a arte teatral e a filosofia para a perspectiva contemporânea
Abstract: The objective of this dissertation is to study the concepts of baroque allegory and Brechtian break in the light of Benjamin's thought, in order to understand the closeness that these concepts establish between the fields of philosophy and theater art through the concept of Darstellung (presentation / exposure). The proximity between theater and philosophy in Benjamin's thought is therefore, the question that guides this research and our hypothesis is that the concept of Darstellung (presentation / exposure) is the key to the elucidation of this question. Moreover, the study of the concept of allegory will be conected to the analysis of contemporary theater, specifically the concept of post-dramatic. Allegory is the link of the union betwen German Baroque drama, Brechtian theater and post-dramatic theater. The present study is not based on a linear and diachronic historical chronology. This is the synchronic sense in which the cutting was done in reverse, to use the words of Walter Benjamin. The dissertation will follow the following breakdown: the cut in the first chapter will be the study of the concept of allegory of the German Baroque drama and of the spectacle of this drama, in the second chapter I will study the Brechtian concept of interruption and the spectacle of Brechtian theater, in the third chapter the focus will be the concept of post-dramatic theater and the spectacle of this theater. The axis of this analysis and of the three chapters will be the relationship between theater and Benjamin philosophy by the key concept of Darstelung. Finally, in the final considerations the consequences of this study will be analyzed in order to open issues that may expand the vision of theater and the relationship between theatrical art and philosophy to the contemporary perspective
Palavras-chave: Teatro
Alegoria
Interrupção
Pós-dramático
Apresentação
Exposição
Philosophy
Drama
Allegory
Interruption
Post-dramatic
Darstellung
Exhibition
Display
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Altieri, Maria Silvia. Filosofia e teatro à luz do pensamento benjaminiano: alegoria barroca, interrupção brechtiana e teatro pós-dramático. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11551
Data de defesa: 20-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Silvia Altieri.pdf578,1 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.