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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eros: a outra face da dialética platônica
Título(s) alternativo(s): Eros: the other side of platonic dialectic
Autor: Botelho, Osmair Severino 
Primeiro orientador: Perine, Marcelo
Resumo: Esta pesquisa pretende demonstrar como Platão retomou a educação tradicional, fundamentada e mantida nos mitos dos poetas e na didática sofista, superando-a com um novo modelo pedagógico, que tinha em vista o melhor preparo dos jovens para as responsabilidades da vida da polis. Para isso, a investigação apresenta as fases do processo dialético platônico, que orienta a educação do pretendente a filósofo, dentro de um mundo que se mantinha apegado à tradição e atraído pelas propostas dos sofistas. O tema será abordado a partir do Banquete, diálogo em que Platão exemplifica a sua dialética mediante uma discussão do mito de Eros e uma apresentação do aspecto erótico de seu método. No texto em questão, o verdadeiro ato de filosofar começa por uma ação erótica que impulsiona o pretendente a filósofo a buscar o verdadeiro belo e alcança a revelação de que a sabedoria é a mais bela entre todas as coisas belas. Assim, no Banquete, o dialético é aquele homem que, tocado por Eros, deve assumir o verdadeiro amor e tornar-se amante da sabedoria. O trabalho se divide em quatro partes: a apresentação da constituição da dialética platônica; a analise dos cinco primeiros discursos do Banquete, considerados como não-filosóficos; o estudo do discurso de Sócrates-Diotima como o verdadeiro discurso dialético que supera a educação mítica e sofistica; e, por fim, a análise do elogio de Alcibíades, mostrando como Sócrates é o filósofo e o verdadeiro homem erótico por excelência, modelo de vida filosófica a ser seguido por todo aprendiz da filosofia.
Abstract: The present research intends to demonstrate how Plato takes up again the traditional education founded on and maintained through the myths of the poets and of sophistic didactics, at the same time surpassing this education with a new pedagogical model which could better prepare young people for the responsibilities of life in the polis. To achieve this demonstration this study presents the phases of the platonic dialectic process which guided the education of the Philosophy candidate in a world which remained attached to tradition and attracted by the sophistic proposals. The theme will be approached through The Symposium, a dialogue in which Plato exemplified his dialectic by means of a discussion of the myth of Eros and a presentation of the erotic aspect of his method. In the text in question, the true act of philosophizing begins through an erotic action which propels the would be philosopher towards a quest of true beauty and the achievement of the revelation that knowledge is the most beautiful of all things. Thus, in The Symposium, the dialectic man is one who, touched by Eros, takes on true love and becomes a lover of knowledge. This study is divided into four parts: what constitutes the platonic dialectic; an analysis of the five initial speeches in The Symposium, which are considered non-philosophical; the study of the Socrates-Diotima speech as the true dialectic speech which surpasses mythical and sophistic education; and, finally, an analysis of the eulogy of Alcibiades which shows that Socrates is the philosopher and erotic man par excellence, the model of philosophic life to be followed by all apprentices of Philosophy
Palavras-chave: Banquete
Eros
Logos
Amor
Belo
Amante
Sabedoria
Verdade
Symposium
Dialectic
Love
Beautiful
Lover
Knowledge
Truth
Platao -- Critica e interpretacao
Dialetica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Botelho, Osmair Severino. Eros: a outra face da dialética platônica. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11558
Data de defesa: 11-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

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