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Tipo do documento: Tese
Título: Educação e moral na Filosofia de Éric Weil
Autor: Assis, Aparecido de 
Primeiro orientador: Perine, Marcelo
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar o tema educação e moral nas três obras filosóficas de Éric Weil: Lógica da Filosofia, Filosofia Moral e Filosofia Política. Para Weil, a educação só se justifica se estiver fundada na moral, em função do fim a que ela se destina, que consiste em conduzir o homem a uma reflexão moral pela via da razão. Essa reflexão procura resolver o conflito do homem com o seu caráter empírico, pelo qual ele se apresenta como um ser imoral e violento. Weil caracteriza a violência como contrária à razão, ou seja, como negação do discurso coerente. No entanto, a violência é compreendida em dois sentidos: o negativo e o positivo. No sentido negativo, ela é violência pura, radical, que precisa ser combatida. Nesse sentido, ela é compreendida como violência contra os princípios morais, humanitários e comunitários das pessoas vivendo em comunidade. No sentido positivo, ela é o uso da razão visando a transformação do homem violento em um ser razoável. Como educador, o filósofo serve-se da violência positiva para eliminar a violência negativa e, assim, promover a não-violência na sociedade. Este é o sentido último da educação moral
Abstract: This thesis aims to examine the theme education and morals in the three philosophical Works of Eric Weil: Logic of Philosophy, Moral Philosophy and Political Philosophy. For Weil, education can only be justified if it is based on morality, according to the purpose for which it is intended, which is to lead man to a moral reflection through reason. The reflection seeks to solve the conflict on man with his empirical character, which he presents himself as being an immoral and violent. Weil characterized the violence as contrary to reason, that is, as negation of coherent discourse. However, violence is understood in two senses: negative and positive. In a negative sense, it is pure violence, radical, which must be combated. In this sense, it is understood as violence against the moral, humanitarian and community of people living in the community. In a positive sense, it is the use of reason to transformation of a violent man to be reasonable. As an educator, philosopher makes use of positive violence to eliminate negative violence, thus promoting non-violence in society. This is the ultimate meaning of moral education
Palavras-chave: Moral
Educação
Violência
Não-violência
Razão
Éric Weil
Morals
Education
Violence
Non violence
Reason
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Assis, Aparecido de. Educação e moral na Filosofia de Éric Weil. 2011. 193 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11582
Data de defesa: 18-Out-2011
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

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