Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11585
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação escolar - unidade e multiplicidade: crise, paradigma, dialética e pedagogia inaciana |
Autor(es): | Fonseca, Laez Barbosa |
Primeiro Orientador: | Perine, Marcelo |
Resumo: | A presente dissertação tem como ponto de partida a constatação de que a educação escolar vive um momento de tensão e crise. A origem e a explicação desse fenômeno encontram-se na coexistência, no ambiente escolar, de dois paradigmas, opostos e divergentes: o da unidade, e o da multiplicidade, com suas características próprias, tecidos em cenários culturais distintos. O primeiro, na Modernidade; o segundo, na Pós-modernidade. Partindo de uma compreensão antropológica que entende o ser humano como constituído pelo desejo e busca, ao mesmo tempo, de unidade e de multiplicidade, propomos o método dialético, como ferramenta, para a análise dos dois paradigmas, superando os aspectos nocivos e conservando as conquistas de cada um deles para a prática educativa. Em seguida, apresentamos algumas reflexões, a partir da dialética, buscando nelas a síntese entre unidade e multiplicidade. Ao término do trabalho, investigamos alguns aspectos da Pedagogia Inaciana - proposta pedagógica da educação jesuíta - demonstrando, a partir de seus documentos e da sua tradição educativa, como ela procede, dialeticamente, no enfrentamento, encaminhamento e superação das tensões e da crise, características do dinamismo presente na educação escolar |
Abstract: | Our reflection starts on the finding that school education is suffering a moment of tension and crisis. The origin and the explanation for this phenomenon can be found in the coexistence, in the school environment of two paradigms, both opposite and divergent: one from the unity and the one from multiplicity, each one with its own features built in distinguished cultural moments. The former in the Modern Age and the latter in the Post-Modern Age. Based on an anthropological understanding which finds the human being constituted by desire and pursuit, at the same time, from the unity and the from multiplicity, we propose a dialectical method as a tool for the understanding, the approach and the overcoming of the two antagonistic paradigms surpassing the harmful aspects and keeping the achievements of each one for the educational practice. Then, we present some discussions starting from the dialectic, seeking a synthesis between the unity and the multiplicity. At the end of the study, we investigate some aspects of the Ignatian Pedagogy - a pedagogical purpose of the Jesuit education - demonstrating, from its documents and its educational tradition, as it is itself, dialectically, facing, and overcoming of the mentioned tensions and the dynamic feature of the crisis in school education |
Palavras-chave: | Educação escolar Crise Paradigma Modernidade Pós-modernidade Unidade Multiplicidade Dialética, Pedagogia inaciana School education Crisis Paradigm Modern age Post-Modern Agee Unity Multiplicity Dialectic Ignatian pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Filosofia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
Citação: | Fonseca, Laez Barbosa. Educação escolar - unidade e multiplicidade: crise, paradigma, dialética e pedagogia inaciana. 2011. 250 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11585 |
Data do documento: | 19-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laez Barbosa Fonseca.pdf | 896,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.