Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11698
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma reconstituição da genealogia da moral de Nietzsche: crítica e construção
Autor: Cilento, Angela Zamora Guimarães 
Primeiro orientador: Muchail, Salma Tannus
Resumo: Na maioria das vezes, para o leitor desavisado, a obra de Nietzsche pode ser comparada ao cântico das sereias: seduz pelo estilo, atordoa pelas novas possibilidades que descortina, embreaga pela precisão da linguagem... Ela nos torna apaixonados e com isto, corremos todos os riscos de suas consequências. Nietzsche é um labirinto. Compreendê-lo em seus principais aspectos significa poder encontrar um porto seguro onde é possível ouvir seu canto, ou ainda o fio de Ariadne que permite vasculhar a profundidade do labirinto e, desta forma, conquistar a alegria de encontrar os mais preciosos tesouros. Diante do alto risco que nos coloca sua filosofia, cujo cerne por nós escolhido, é a análise dos valores, e daí sua vital importância. Nossa proposta se limita a uma reconstituição da genealogia da moral de Nietzsche em seu duplo aspecto: enquanto dimensão crítica e construtiva. A filosofa de Nietzsche se tece sob es estes dois aspectos. 0 primeiro diz respeito a uma face corrosiva proveniente de genealogia: ao mesmo tempo em que ela traz à tona a verdadeira origem dos valores morais, arrancando seus pressupostos pela raiz, aniquila a transcedentabilidade dos valores. O segundo é a abertura de novas possibilidades. anuncia e assegura a vinda de novos valores, visto que os valores não são eternos, mas um tornar-se. Estes dois aspectos são no fundo, dois movimentos inerentes à genealogia, fazem parte de um mesmo processo
Palavras-chave: Análise dos valores
Origem dos valores
Valores morais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Cilento, Angela Zamora Guimarães. Uma reconstituição da genealogia da moral de Nietzsche: crítica e construção. 1995. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11698
Data de defesa: 14-Out-1995
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angela Zamora Guimaraes Cilento.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.