REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
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dc.creatorProença, Eduardo de Rezende-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713695A2por
dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Moacir de Miranda-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:49Z-
dc.date.available2007-09-24-
dc.date.issued2006-05-31-
dc.identifier.citationProença, Eduardo de Rezende. Determinantes ambientais e estratégias de internacionalização: o caso da Companhia Siderurgica Nacional. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1173-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado investiga a relação entre os determinantes do processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira e as estratégias adotadas para sua inserção no mercado externo. A evolução do processo de internacionalização será observada através de um estudo de caso na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Especialistas afirmam que uma empresa necessita aumentar seu comprometimento e sua inserção no mercado internacional para aumentar sua competitividade. A exposição a outros mercados possibilita o aprendizado e apresenta oportunidades e ameaças à empresa internacional. Entretanto, apesar das vantagens de atuação em outros mercados, as empresas brasileiras atuam timidamente no exterior. Este caráter incipiente nos provocou a pesquisar os determinantes e as estratégias de inserção internacional da CSN, uma grande empresa brasileira que iniciou seu processo de internacionalização nos final dos anos 70, com suas primeiras exportações. A observação do caso CSN permite perceber a evolução do processo de internacionalização da empresa, caracterizado em duas fases. A primeira, até metade da década de 90, marcada pela atuação no exterior através da Tradings Companies, enquanto a segunda, a partir de 1995, inicia o comprometimento de recursos no exterior. Estas estratégias podem ser relacionadas com os determinantes ou motivadores na busca de outros mercados. Esta dissertação discute motivadores como a saturação do mercado interno brasileiro, a busca de mercados externos para ganhar escala de produção, o comprometimento de recursos no exterior para superar as barreiras alfandegárias e elevar o conhecimento sobre o funcionamento dos mercados externos, entre outros determinantes. O objetivo da pesquisa é relacioná-los com as estratégias de atuação no exterior para mostrar caminhos e incentivadores para outras empresas atuarem no exteriorpt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the relationship between the determinants of internationalization process of a great Brazilian company and the strategies adopted for its insertion in the external market. The evolution of the internationalization process will be based in a case study in the National Steel Company (CSN). Specialists affirm that a company needs to increase its compromising and insertion in the international market to increase competitiveness. Exhibition into other markets make possible the learning and it presents opportunities and threats to the international company. However, in spite of the advantages of performance in other markets, the Brazilian companies act timidly at other markets. This incipient character provoked us to research the determinants and strategies of international insertion of CSN, a big one in Brazilian company that began internationalization process in the end of the seventies, with their first exports. The observation of the case CSN allows to notice the evolution of the process of internationalization of the company, characterized in two phases. The first, until half of the nineties, marked by the performance in the exterior through Tradings Companies, while second, starting from 1995, begins the compromising of resources into foreign markets. These strategies can be related with the determinants or incentives in the search for other markets. This dissertation discusses incentives as the saturation of the Brazilian internal market, the search of external markets to gain production scale, the compromising of resources in the exterior to overcome the customs barriers and to elevate the knowledge on the operation of the external markets, among other decisive. The objective of this research is to relate them with the strategies of performance in the exterior to show roads and incentives for other companies act in the exterioren_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2428/Dissertacao%20EDUARDO%20DE%20REZENDE%20PROENCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternacionalização de empresaspor
dc.subjectCSNpor
dc.subjectCompanhia Siderurgica Nacionalpor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectCSNeng
dc.subjectNational Steel Companyeng
dc.subjectCompanhia Siderurgica Nacional (Brasil)por
dc.subjectEmpresas multinacionais -- Brasilpor
dc.subjectSiderurgia -- Brasilpor
dc.subjectRelacoes economicas internacionaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleDeterminantes ambientais e estratégias de internacionalização: o caso da Companhia Siderurgica Nacionalpor
dc.typeDissertaçãopt_BR
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