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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indicadores preliminares para a constituição do sujeito leitor/escritor
Título(s) alternativo(s): Preliminary indicators for the constitution of the subject reader/writer
Autor: Reis, Beatriz Pires 
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria Ayres de Carvalho
Resumo: Introdução: Os fonoaudiólogos tem, recentemente, estendido sua atuação para além das clínicas particulares. Integrando as Equipes de Saúde da Família, estes profissionais são convocados a planejar ações de promoção de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. Atuando nas Unidades Básicas de Saúde, os fonoaudiólogos identificaram aumento da demanda por atendimento para problemas de leitura e escrita que os motivaram a questionar sua origem e a propor soluções. Objetivo: construir indicadores clínicos de risco para a constituição do sujeito da escrita, tomando como base o modelo de organização dos sintomas de linguagem e os quatro eixos para constituição do sujeito da escrita. Método: Levantamento de 102 relatórios fonoaudiológicos acadêmicos, de sujeitos atendidos em três Unidades Básicas de Saúde localizadas na Zona Leste da cidade de São Paulo, com queixas de leitura e escrita. Para a busca de dados subjetivos referentes à escrita das crianças, extraiu-se dizeres da entrevista com os pais e da avaliação fonoaudiológica, que foram analisados segundo a proposta teórica adotada. Resultados e conclusões: Da análise foram desdobrados 15 Indicadores Preliminares para a Constituição do Sujeito Leitor/Escritor, que por não estabelecerem relação direta entre ausência e sintoma, devem ser usados para a promoção de saúde. Pretende-se que tais indicadores, depois de testados e validados, sirvam para alterar a ameaça que acompanha os escolares e preocupa tanto pais como fonoaudiólogos, professores e profissionais que compõem a Equipe de Saúde da Família
Abstract: Introduction: Speech therapists have recently extended their performance beyond private clinics. Being part of the Family Health Teams, these professionals are summoned to develop actions promoting health, quality of life and disease prevention. Working at the Basic Health Units, speech therapists have identified an increase in demand for assistance addressing deficit areas in reading and writing, these increased demand motivated them to investigate the origin of these problems and propose solutions for them. Aim: to construct clinical risk indicators for the constitution of the subject writer, based on the Language Symptoms Organization Model and the Four Pillars of the Constitution of the Subject Writer. Methods: Survey of 102 speech-language academic reports of subjects assisted at three Basic Health Units located in the Eastern Zone of São Paulo, with recognized concerns in reading and writing. The subjective data regarding the children s writing were extracted from interviews between parents and speech therapists, and speech therapist s evaluation, and analyzed with the proposed theoretical approach adopted. Results and conclusion: From the analysis, 15 Preliminary Indicators for the Constitution of the Subject Reader/Writer were deployed, not establishing a direct relationship between absence and symptom, therefore, should be used to promote health. It is intended that such indicators, once tested and validated, serve to modify the threat that accompanies the school age children and worries parents and speech therapists, teachers and professionals who are part of the Family Health Teams
Palavras-chave: Linguagem escrita
Indicadores
Saúde pública
Speech therapy
Written language
Indicators
Public health
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Reis, Beatriz Pires. Preliminary indicators for the constitution of the subject reader/writer. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11887
Data de defesa: 18-Feb-2011
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