???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11896
Tipo do documento: Dissertação
Título: Respiração encena: um olhar fonoaudiológico no teatro
Título(s) alternativo(s): Breathing inscene
Autor: Reiff, Juliana de Oliveira Passos
Primeiro orientador: Ferreira, Léslie Piccolloto
Resumo: A maneira de respirar de cada ser humano é reveladora e o ator investiga possibilidades vocais e corporais desde o momento dos ensaios até as apresentações de uma peça teatral Objetivo Descrever do ponto de vista fonoaudiológico uma experiência realizada junto a uma dupla de atores durante a montagem de um espetáculo em que o aspecto principal desenvolvido foi o trabalho respiratório na cena teatral Método Foram acompanhados ensaios e apresentações de uma peça teatral em que a respiração era recurso para a construção das personagens e das cenas que totalizaram 14 encontros todos registrados em áudio e vídeo Desses três momentos foram selecionados LEITURA ESTRÉIA e APRESENTAÇÃO APÓS UM MÊS de espetáculo e descritos na íntegra ou comparados trecho a trecho para explicitar as questões de voz corpo e principalmente respiração presentes nos dois atores Resultados e Discussão Há mudanças na respiração nos aspectos relacionados ao modo ao tipo e ao ritmo respiratório de acordo com as situações cênicas o que comprova o caráter expressivo dessa função na comunicação de uma intenção A repetição dos ensaios e das apresentações tornaram voz corpo e respiração mais integrados aos sentidos do texto e assim com o passar do tempo, o resultado apresentado foi aprimorado Conclusão Os primórdios da Fonoaudiologia deram maior destaque à respiração em sua dimensão anatomofisiológica Ao dialogar de forma mais efetiva com o teatro deu-se início à concepção da mesma como elemento expressivo Esta pesquisa evidenciou que além do modo e do tipo respiratório a freqüência e a expansão torácica foram se modificando por ocasião da construção das personagens e que a relação entre a pausa o aumento da intensidade e a ênfase se fez presente nas cenas analisadas Dessa forma foi possível evidenciar que a respiração é um recurso para ser trabalhado na formação do ator no desenvolvimento e na interpretação da sua personagem
Abstract: The breathing way of each human being is revealing and the actor investigates vocal and corporal possibilities from the moment of rehearsals to theater play presentations Goal To describe from the Speech Therapy point of view an experience done with a couple of actors during the production of a play in which the main developed aspect was the breathing work in the theatrical scene Method Rehearsals and presentations were followed which breathing was a way for the construction of characters and scenes, totaling 14 meetings all registered in audio and video Out of these three moments were selected READING OPENING and PRESENTATION AFTER A MONTH of show and described in full or compared track by track in order to make questions about voice body and mainly breathing presented in both actors explicit Results and Discussion There are changes in breathing in aspects related to way kind and breathing rhythm according to each scenic situation which proves the expressive character in this function in the communication of an intention Rehearsal and presentation repetition made voice body and breathing more integrated to the meaning of the text and therefore as time went by the result shown was improved Conclusion The early periods of Speech Therapy gave bigger focus to breathing in its anatomical-physiological dimension When dialoguing in a more effective way in theater the conception to the same expressive element was started This research exposed that in spite of breathing way and kind thoracic frequency and expansion were modified by occasion of character development and that between pauses the increase of intensity and emphasis was present in the analyzed scenes This showed that breathing is a source to be worked with in the actor s background in development and interpretation of his/her character
Palavras-chave: Respiração
Fonoaudiologia-Voz
Expressividade
Comunicação
Ator
Teatro.
breathing
actor
Speech Therapy0 voice
communication
expressive .
Respiracao
Voz
Teatro
Treinamento da voz
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Reiff, Juliana de Oliveira Passos. Respiração encena: um olhar fonoaudiológico no teatro. 2005. 197 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11896
Data de defesa: 3-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana de Oliveira Passos Reiff.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.