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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação da abordagem oralista e de comunicação total em deficientes auditivos: estudo comparativo de duas crianças
Autor: Rabelo, Annete Scotti 
Primeiro orientador: Spinelli, Mauro
Resumo: O presente trabalho e um estudo sobre a aplicação da abordagem Oral e da Comunicação Total em crianças deficientes auditivas. Procurou-se verificar qual destas duas abordagens seria mais adequada para propiciar o desenvolvimento lingüístico de crianças deficientes auditivas com perda neuro-sensorial, bilateral, profunda. Para isso, além da revisão bibliográfica sobre estudos e pesquisas publicados, realizou-se o estudo comparativo de duas crianças deficientes auditivas, uma atendida pelo metodo Oral e a outra pelo método misto baseado na abordagem da Comunicação Total, no espaço de um ano. Pela análise final dos dados obtidas verificou-se que, quanto a comunicação oral, as duas crianças apresentaram o mesmo nível de emissão, bastante restrito. Pensando-se na comunicação como um todo,e levando-se em conta a linguagem gestual que a criança trabalhada com Comunicação Total utilizou, vê-se que ela adquiriu um vocabulário muito mais amplo e estruturas sintáticas mais variadas; além de assimilar maior numero de conceitos e desenvolver uma linguagem mais rica e espontânea do que a criança sob-a abordagem Oral. Estas conclusões levam ao fortalecimento da posição de que os métodos mistos, baseados na abordagem da Comunicação Total, são mais adequados para propiciar um melhor desenvolvimento da comunicação de crianças deficientes auditivas, com perda profunda
Palavras-chave: Deficiente auditivo
Educacao especial
Oralismo
Comunicacao total -- Surdo -- Educação
Transtornos de audicao em criancas
Surdos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Rabelo, Annete Scotti. Aplicação da abordagem oralista e de comunicação total em deficientes auditivos: estudo comparativo de duas crianças. 1982. 64 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11897
Data de defesa: 6-Nov-1982
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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