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Tipo do documento: Dissertação
Título: Músicos de pop-rock: queixas auditivas e não auditivas decorrentes da exposição à música eletronicamente amplificada
Título(s) alternativo(s): Pop-rock musicians: auditory and non-auditory effects due to electronically amplified music exposure
Autor: Salgado, Joana D Arc Aparecida 
Primeiro orientador: Fiorini, Ana Claudia
Resumo: Introdução: Os músicos representam uma categoria profissional sob risco de problemas auditivos e queixas de saúde, em decorrência da exposição à música eletronicamente amplificada. Objetivo: Medir os níveis sonoros e identificar queixas auditivas e não auditivas em músicos de bandas de pop-rock. Método: Foram avaliados 34 músicos de pop-rock, do sexo masculino, com idades entre 26 e 60 anos. Os sujeitos responderam um questionário com dados sobre histórico de saúde, queixas relacionadas à audição e informações sobre exposição à música. Foi realizada a dosimetria de ruído no músico durante uma apresentação da banda em uma casa noturna de São Paulo. Para tanto foi utilizado um dosímetro do tipo 1, devidamente calibrado, cujo microfone foi posicionado próximo à orelha do músico, cinco minutos antes do início da apresentação. Resultados: A prevalência das queixas auditivas intolerância a som intenso e sente os ouvidos tampados foi de 20,6%. Do total, 50% da amostra relataram achar que o som ao qual está exposto afeta sua saúde. A maioria (27, 79,4%) dos músicos trabalha na profissão há mais de 10 anos. Os maiores níveis sonoros obtidos nas variáveis Lmax nível médio máximo, Lavg nível médio e Lmin nível médio mínimo em dB (A) foram de 129,6; 119,1 e 94,5 (respectivamente). E os menores foram de 105,9; 94,5 e 62,2 (respectivamente). Os valores estavam muito acima dos níveis máximos diários permitidos, segundo a Legislação Trabalhista. Conclusões: A dosimetria pode ser útil na investigação dos níveis. Entretanto, medidas de proteção aos músicos devem ser imediatamente adotadas com o objetivo de evitar os efeitos deletérios à saúde dessa população
Abstract: Introduction: The musicians are part of a professional category under the risk of auditory issues and health complaints, due to electronically amplified music exposure. Objective: Measuring sound levels and identifying auditory and non-auditory complaints on pop-rock musicians groups. Method: 34 male pop-rock musicians, ages between 26 and 60 years old were evaluated. The subjects answered a questionnaire composed of health history, complaints related to hearing and information about music exposure. The noise dosimeter was applied on the musicians during a band concert on a nightclub in São Paulo. It was used a dosimeter type 1, properly calibrated, in which the microphone was positioned behind the musician s ear, 5 minutes before the beginning of the presentation. Results: The prevalence of auditory complaints, loud sound intolerance and the felling of occluded ears was 20,6%. From all, 50% of the sample reported the thought of being exposure to that sound can damage their hearing. The majority (27, 79,4%) of the musicians work in this area for further than 10 years. The highest sound level obtained on Lmax variation medium maximum levels, Lavg - average levels and Lmin - medium minimum levels in dB (A) were of 129,6; 119,1 and 94,5 (respectively). The values were further above the maximum level daily allowed, according to the occupational legislation. Conclusions: Dosimeter can be useful on levels investigation. Although, measures for musicians protection must be immediately taken, so that it can avoid deleterious effects on this population health
Palavras-chave: Audição
Dosimetria
Música
Ruído ocupacional
Hearing
Dosimeter
Music
Noise occupational
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Salgado, Joana D Arc Aparecida. Pop-rock musicians: auditory and non-auditory effects due to electronically amplified music exposure. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11915
Data de defesa: 31-Jan-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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