???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11919
Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficina de linguagem na saúde da família: um dispositivo de cuidado e promoção à saúde
Título(s) alternativo(s): Language workshop on family health: a device care and health promotion
Autor: Ribeiro, Allyne 
Primeiro orientador: Souza, Luiz Augusto de Paula
Resumo: Introdução: A presente pesquisa se propõe à reflexão sobre uma demanda da clínica fonoaudiológica: inquietações e desassossegos de pacientes em face de problemas de leitura e escrita. Por meio de Oficina de Linguagem, investigamos e trabalhamos as demandas de escrita de sujeitos atendidos por uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da ideia de que as práticas letradas devem ser significativas para os sujeitos, bem como socialmente contextualizadas. Objetivo: O objetivo da dissertação foi levantar e investigar potencialidades da Oficina de Linguagem, na condição de dispositivo de cuidado e promoção à saúde na atenção básica. Método: pesquisa-intervenção, realizada a partir das sessões da Oficina de Linguagem, que foram mediadas por cenários e situações construídos pelos sujeitos da pesquisa e pelo pesquisador. Essas atividades foram sustentadas por formulações teóricas de referência. Resultados e Discussão: A oficina de linguagem, além de promover a compreensão e o deslocamento dos pacientes em relação aos seus desassossegos e inquietações com a leitura e a escrita, apontou para o fato de que tal dispositivo, ao colocar em jogo dimensões do cotidiano e da história de pessoas e famílias de uma dada comunidade, promove processos de letramento, bem como facilita a aprendizagem do sistema formal da escrita. Nesse sentido e de certo modo, a potencialidade da oficina de linguagem está no processo intensivo de construção, singularizarão e análise de acontecimentos clínicos vividos coletivamente, no caso, por meio de gêneros discursivos da linguagem escrita. Conclusão: A oficina de linguagem, na condição de dispositivo clínico de promoção e cuidados à saúde, permitiu investigar e trabalhar as demandas de escrita dos pacientes, bem como promoveu circulação social e afetiva, ampliando as possibilidades de superação dos transtornos de leitura e escrita apresentados
Abstract: Introduction: This study proposes a reflection on the demands of clinical speech: concerns and anxieties of patients who face problems with reading and writing. Through Language Workshop, we investigated and dealt with the writing demands of patients treated by a team from the Family Health Strategy (FHS), from the idea that writing practices must be meaningful to the patients, as well as socially contextualized . Objective: The aim of this work was to collect and investigate the potential of the Language Workshop as a care device and health promoter in primary care. Method: research intervention, carried out through the Language Workshop sessions, which were mediated by situations and scenarios constructed by the research patients and the researcher. These activities were supported by theoretical formulations of reference. Results and Discussion: The Language Workshop, in addition to promoting the understanding and the displacement of the patient without regard to their anxieties and concerns with reading and writing, pointed to the fact that such a device, putting at stake the dimensions of everyday life and history people and families in a given community, promotes literacy processes, and facilitates learning of formal writing. In this sense and in certain ways, the capability of the Language Workshop is in the process of intensive construction, singularization and analysis of clinical events experienced collectively in the case through genres of written language. Conclusion: The Language Workshop, as a medical device to promote health care, allowed to investigate and deal with written demands of patients, and promoted social and emotional movement, expanding the possibilities for overcoming reading and writing disorders shown
Palavras-chave: Oficina de linguagem
Letramento
Cuidados em saúde
Workshop on language
Literacy
Speech therapy
Health care
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Ribeiro, Allyne. Language workshop on family health: a device care and health promotion. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11919
Data de defesa: 27-Jan-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Allyne Ribeiro.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.