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Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilização do princípio do cross-check num conjunto de exames na avaliação audiológica infantil
Título(s) alternativo(s): Using the principle of Cross-check in the test battery for children hearing assessment
Autor: Lima, Leydiane Castro de
Primeiro orientador: Lewis, Doris Ruthy
Resumo:  Introdução: O desenvolvimento de programas de identificação precoce permite que crianças cada vez menores sejam encaminhadas para avaliação diagnóstica, demandando a necessidade de se incorporar, na rotina clinica, um conjunto de exames audiológicos para avaliar a perda auditiva nas diferentes faixas etárias. Objetivo: Caracterizar a população de um Serviço de Referência de Saúde Auditiva; Analisar os resultados dos diferentes testes quando utilizados em conjunto e descrever a utilização do princípio do cross-check no conjunto de exames da avaliação audiológica infantil. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, qualitativo e quantitativo. Foram incluídos 30 prontuários de crianças com idade do nascimento aos 3 anos, que haviam realizado dois ou mais dos exames audiológicos. A análise dos dados foi constituída de análise descritiva e de concordância por meio da estatística Kappa Resultados: A idade no início do diagnóstico audiológico variou de um a 44 meses, com média de 17,8. Houve maior prevalência da faixa etária de 13 e 24 meses (36,7%). Em 50,1% das crianças, o diagnóstico foi concluído em seis semanas. Quando comparado os resultados de cada teste com a conclusão diagnóstica, observou-se que houve concordância em 64% dos resultados quando comparado com a Timpanometria; 92% com as Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAET) e 100% com a Audiometria Comportamental e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Quando analisados conjuntamente, houve forte concordância (Kappa=0,88) entre os resultados das EOAET e a Audiometria Comportamental. Em 92% dos casos, as EOAET concordaram com os resultados do PEATE. Houve concordância em 100% dos casos, quando comparado o PEATE com a Audiometria Comportamental. Conclusão: É fundamental a utilização de um conjunto de exames ao avaliar auditivamente uma criança, tendo em vista que cada um dos testes fornecem informações de regiões específicas do sistema auditivo, havendo, portanto, também a necessidade de se utilizar um protocolo que contenha pelo menos um exame que seja Padrão-Ouro, quer seja a Audiometria e/ou PEATE de acordo com a faixa etária; e que a aplicação do Princípio do Cross-check é essencial na Avaliação Audiológica Infantil, uma vez que observou-se que nenhum procedimento pode ser considerado conclusivo ou repetitivo. Contudo, o cruzamento das informações dos diferentes testes mostram precisão e confiabilidade no diagnóstico da perda auditiva
Abstract: Introduction: The development of early identification of hearing loss programs increases the number of children who need hearing assessment in a very early age. For this reason, there is the need to incorporate in the clinical routine a battery of audiological tests in order to assess hearing loss in different age groups. Objective: To describe the cross-check principle in a battery of tests proposed for infants and young children audiological evaluation; describe the subjects hearing tests results in a Hearing Care Service, and analyze the results of different tests when used together, according to the cross-check principle. Methods: This study was designed as descriptive, retrospective, qualitative and quantitative. A survey of the records of children enrolled in the diagnostic sector in the period August to December 2011, the audiological evaluation process. From a total of 62 records, we selected 30 that were in accordance with the selection criteria. Data analysis consisted of descriptive analysis and agreement by Kappa. Results: The age at the start of audiological diagnosis ranged from one to 44 months, with a mean of 17.8. There was a higher prevalence in the age group of 13 and 24 months (36.7%). In 50.1% of children, the diagnosis was completed in six weeks. When comparing the results of each test with the diagnostic conclusion, we observed that there was agreement in 64% of the results when compared with tympanometry, 92% with transient-evoked otoacoustic emissions stimulation with 100% Behavioral Audiometry and Brain-stem Auditory Evoked Potential. When analyzed together, there was strong agreement (kappa = 0.88) between the results of transient-evoked otoacoustic emissions and Behavioral Audiometry. In 92% of cases, otoacoustic emissions agreed with the results of Brainstem Auditory Evoked Potential. There was agreement in 100% of cases, compared with the Brain-stem Auditory Evoked Potential to Behavioral Audiometry. Conclusion: Behavioral Audiometry and Brain-stem Auditory Evoked Potential significantly agreed with the diagnosis. When the principle Cross-check within the set of tests was used, the transient-evoked otoacoustic emissions and Brain-stem Auditory Evoked Potential were most in agreement when analyzed with other tests. A battery of tests and the application of Principle Cross-check proved relevant in the assessment of children, having significant effects on the accuracy and reliability in the diagnosis of hearing loss
Palavras-chave: Audição
Testes auditivos
Avaliação audiológica infantil
Audiometria
Perdas auditivas
Hearing, Hearing tests
Children hearing assessment
Audiometry
hearing loss
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Lima, Leydiane Castro de. Using the principle of Cross-check in the test battery for children hearing assessment. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11961
Data de defesa: 22-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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