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Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso do professor sobre inclusão
Autor: Ralin, Vera Lúcia de Oliveira 
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria Ayres de Carvalho
Resumo: O presente trabalho analisa os sentidos atribuídos por professores de uma escola municipal de São Paulo acerca da inclusão escolar. Os dizeres desses professores foram analisados sob a égide da Análise de Discurso de tendência francesa. Discutimos no presente trabalho, o entrelaçamento entre fonoaudiologia e educação, a leis e conceitos sobre inclusão, traçamos um panorama a respeito da teoria da Análise de Discurso, para tornar possível a análise dos dados partindo desse embasamento teórico. Os dados foram colhidos em gravação de dois grupos discussão com os professores sobre a temática de inclusão escolar. Os vídeos foram transcritos e analisados tomando como metodologia a Análise de Discurso de Linha Francesa. Assim, possibilita-se compreender o discurso para a além do que está dito, e revelar marcas ideológicas dos discursos dos professores sobre inclusão escolar. Consideramos que os sentidos da inclusão escolar, atribuídos por professores, definem-se inicialmente por promover socialização; por entrelaçamento entre discursos, intervenção da analista e a análise do não-dito, notamos que os discursos atribuem também o sentido de proporcionar ensino/aprendizagem ao sujeito com deficiência. Conclui-se que é preciso uma (re)significação dos discursos sobre inclusão, outras marcas ideológicas; para isso, faz-se necessário que a escola seja abraçada sob a perspectiva de um trabalho colaborativo
Abstract: This paper examines the meanings assigned by teachers in a public school in São Paulo about school inclusion. Everything these teachers had said was analyzed under the aegis of French Trend of Discourse Analysis. Discussed in this paper, the entanglement between speech therapist and education, laws and concepts of inclusion. An overview of the theory of discourse analysis was drawn to make possible the analysis of data leaving these theoretical bases. Data were collected by recording discussions of two discussion groups with teachers about school inclusion. The videos were transcribed and analyzed using as methodology the French Line of Discourse Analysis. Thus, it enables to understand speech in addition to what is said, and to reveal ideological marks of the teacher's discourses about school inclusion. We consider the meanings of school inclusion, assigned by teachers, is set up initially by promoting socialization, by intertwining between speeches, and analyst intervention and analysis of the unsaid. We noticed that the speeches attribute also the sense of providing teaching / learning to the subject with disabilities. We concluded that it needs a (re)signification of the discourse about inclusion, other ideological brands. And for that, it is necessary the school be embraced from the perspective of a collaborative work
Palavras-chave: Inclusão
Análise de discurso
Fonoaudiologia
Sentidos
Inclusion
Speech analysis
Speech therapist
Meanings
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Ralin, Vera Lúcia de Oliveira. O discurso do professor sobre inclusão. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11967
Data de defesa: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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