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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aquecimento vocal: os efeitos perceptivos-auditivos, acústicos e as sensações proprioceptivas de uma proposta de intervenção fonoaudiológica junto ao professor
Título(s) alternativo(s): Vocal warm up: perceptual and acoustic effects and proprioceptive sensations to a proposal of speech and voice intervention for teachers
Autor: Jacarandá, Mariana Borges 
Primeiro orientador: Andrada e Silva, Marta Assumpção de
Resumo: Historicamente, o professor é tido como o profissional da voz com o maior índice de alteração vocal; no entanto, são poucas as publicações que apresentam, como tema central, propostas de intervenção e seus efeitos junto a essa população. Objetivo: Verificar os efeitos perceptivo-auditivos, acústicos e as sensações proprioceptivas de uma proposta de aquecimento vocal desenvolvida para o professor. Métodos: Participaram deste estudo 19 professores, sendo 14 homens e 5 mulheres, que lecionavam em um curso pré-vestibular de uma cidade com aproximadamente um milhão de habitantes, localizada no interior de São Paulo. Foram selecionados apenas os professores que lecionavam no período da manhã, sem sinal, sintoma e/ou queixa de alteração na voz, sem sinal de alterações nas vias aéreas superiores e/ou inferiores no dia da coleta e capazes de realizar a técnica de vibração de língua. A coleta de cada professor ocorreu nos 30 minutos que antecediam a primeira aula do dia. Nesse momento foram realizados: o preenchimento de um questionário de caracterização da amostra; a gravação pré-aquecimento vocal (gravação 1); a execução da proposta de aquecimento vocal durante aproximadamente 10 minutos; e a gravação pós-aquecimento vocal imediato (gravação 2) . Após a gravação 2, o professor foi para sua aula e ao retornar foi realizada a gravação pós-aula expositiva (gravação 3). As gravações 1 e 2 foram submetidas à avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogas especialistas em voz. As gravações 1, 2 e 3 foram submetidas à análise acústica. Foi transcrito, da gravação 3, o relato de cada professor sobre suas sensações vocais e corporais despertadas pela proposta de aquecimento vocal. Resultados: A avaliação perceptivo-auditiva mostrou que, na gravação 2, houve uma melhora na voz de 12 (63,15%) sujeitos. A análise acústica evidenciou, em todo o grupo, uma elevação significativa da freqüência fundamental (f0) e da proporção harmônico-ruído (PHR) após a realização do aquecimento vocal, sendo que essa elevação se manteve após a utilização da voz em sala de aula. Quanto às sensações despertadas pelo aquecimento vocal segundo os relatos dos professores, das 29 sensações mencionadas, 25 (86,20%) foram positivas. Conclusão: Os resultados permitiram verificar que uma proposta de aquecimento vocal, voltada às necessidades profissionais do professor, possibilitou tanto a melhora na voz como o aumento da resistência vocal
Palavras-chave: Speech Language and Hearing Sciences
Voice
Voice Training
Evaluation
Voz
Professores
treinamento da voz
avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Jacarandá, Mariana Borges. Aquecimento vocal: os efeitos perceptivos-auditivos, acústicos e as sensações proprioceptivas de uma proposta de intervenção fonoaudiológica junto ao professor. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12070
Data de defesa: 29-Mar-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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