???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12111
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fonoaudiologia e Escola: um estudo de caso na cidade de Uberaba
Autor: Barbosa, Ana Rita Campos
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: RESUMO Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa descritiva, tendo como base literatura especializada na área, levantamento histórico e depoimentos de fonoaudiólogas e representantes de escolas- supervisoras- investigando a inter-relação Fonoaudiologia versus Escola. A cidade de Uberaba, região onde a pesquisa se localizou, foi particularizada por acreditarmos que este cenário influenciava as relações buscadas, sendo que subsídios metodológicos da Antropologia Urbana foram utilizados. Os dados obtidos indicaram a precariedade da relação entre fonoaudiólogas e escolas pesquisadas, evidenciando a necessidade de conhecimento das fonoaudiólogas da realidade escolar da cidade, já que atribui esta falta de relação a um desinteresse da escola. Ainda assim, há fortes indicações que estas relações podem ser constituídas visando o desenvolvimento integral do aluno, colocando o conhecimento especializado do fonoaudiólogo à disposição disto. Concluímos que a necessidade de transformação da situação da cidade de Uberaba, remete à questão de que encaminhamentos não devem ser o ponto principal de reflexão, mas de dar prioridade à uma relação estreita entre Fonoaudiologia versus Escola. O investimento na formação acadêmica do fonoaudiólogo deve ser realizado a fim de ajudar para que esta inter-relação seja mais participativa. Tal situação pode apontar um caminho, favorecendo ao surgimento de um vínculo mais eficaz entre Fonoaudiologia e Escola.
Abstract: This investigation was carried out by means of descriptive researches based on specific field-related literature, history surveys and reports obtained from speech therapists as well as school representatives, that is, supervisors, and the interrelation between Speech Therapy and Schools was investigated. The city of Uberaba-MG in Brazil, where this research was carried out, was particularized because we believe that such region influenced the looked-for relationships once methodological subsidies from Urban Anthropology were used. Data obtained showed that the relationship between speech therapists and the schools studied was precarious, which proved that speech therapists need to get to know the reality in this city’s schools since this lack of relationship is attributed to a disinterest from these schools. However, some indications strongly show that these relationships can be constituted in order to allow students’ integral development, and place speech therapists’ specialized knowledge at its disposal. We concluded that the need to change the situation in Uberaba shows that referrals should not be the main reflection point, but should give priority to a closer relationship between Speech Therapy and Schools. There should be investments in speech therapists’ academic formation so that this interrelation could be more participative. Such situation may lead to the way which will allow the development of a more efficient connection between Speech Therapy and Schools
Palavras-chave: fonoaudiologia escolar
fonoaudiologia clínica
school speech therapy
clinical speech therapy
professional formation
school reality
Fonoaudiologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Barbosa, Ana Rita Campos. Fonoaudiologia e Escola: um estudo de caso na cidade de Uberaba. 2001. 105 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12111
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_105601.pdf317,99 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.