???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12121
Tipo do documento: Dissertação
Título: A atividade lúdica na clínica fonoaudiológica
Autor: Carvalho, Claudia Maria Araujo de
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: O trabalho, que procurou investigar como o fonoaudiólogo concebe a atividade lúdica no processo terapêutico, inicia-se discutindo o conceito do brincar. Observando a atuação do fonoaudiólogo em sessões terapêuticas e realizando entrevistas com profissionais e crianças participantes, a autora pôde rastrear os sentidos que o fonoaudiólogo dá à atividade lúdica. A interrelação dialética peculiar do fazer lúdico com o processo terapêutico fonoaudiológico impôs uma pesquisa teórica na perspectiva conjunta da Educação e da Psicanálise, objetivando acessar conceitos necessários a esta investigação no âmbito da Fonoaudiologia. As conclusões foram analisadas sob o prisma teórico Winnicottiano, procurando-se refletir sobre como a atividade lúdica concebida no contexto da criatividade, como expressão da criança, pode potencializar o processo terapêutico fonoaudiológico
Abstract: This working searched to investigate how the phonoaudiologyst has understood the playing activity into a therapeutic process and begins to discuss about the concept of playing . Observing the phonoaudiologyst s performance in the therapeutic sessions and through interviews with professionals and participating children, the author could to trail the senses that the phonoaudiologyst gives to the playing activity. The peculiar dialetical interelation from making of playing with the phonoaudiologycal therapeutic process imposed a theoretical research in the perspective conected of the Education and Psychoanalyses, having the aim of getting necessaires concepts to this investigation into the Phonoaudiologycal field. The conclusions were analyzed under a Winnicottian point of view searching to reflect about how a playing activity apprehended in the context of creativeness, as child s expression can raise to powder the phonoaudiologycal process
Palavras-chave: brincadeira
sessão terapêutica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Carvalho, Claudia Maria Araujo de. A atividade lúdica na clínica fonoaudiológica. 2000. 88 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12121
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_62352.pdf306,74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.