???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12200
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fonoaudiologia e pedagogia: dois olhares que se cruzam?
Autor: Manzi, Elba Alcantara
Primeiro orientador: Passos, Maria Consuelo
Resumo: Neste trabalho procuro investigar a intersecção Pedagogia - Fonoaudiologia, a partir da análise do trabalho desenvolvido por esses profissionais (professores e fonoaudiólogos) junto a crianças que freqüentam o ensino regular e que apresentam problemas na aprendizagem da leitura e escrita, discutindo as articulações dessas duas funções. Para tanto, busco, na literatura, o que dizem os estudiosos do assunto, que, de uma maneira ou de outra, se envolvem (se envolveram) com tais problemas. Na pesquisa de campo, procuro subsídios para discutir a intersecção Fonoaudiologia/Pedagogia que será vista fundamentalmente a partir de três aspectos interrelacionados: 1) o motivo do encaminhamento de escolares à clinica fonoaudiológica; 2) a concepção de professores e fonoaudiólogos acerca da leitura e escrita; 3) os procedimentos pedagógico ou clínico em relação aos problemas de leitura e escrita. Embora tenha como foco de interesse a aproximação entre práticas fonoaudiológicas e pedagógicas no trato de problemas de leitura/escrita, não há a intenção de indicar procedimentos terapêuticos nessa área, mas sim investigar algumas implicações da intersecção Fonoaudiologia/Pedagogia para a clínica fonoaudiológica. Considerando o fato de que, cada vez mais, a Fonoaudiologia procura repensar a sua especificidade epistemológica, tomo a fala de seus profissionais sobre sua clínica como espaço próprio à reconstrução de "fazeres e saberes". Nessa perspectiva, justifico a realização deste trabalho, como uma tentativa de contribuir com esse repensar
Abstract: In this work I looked to investigate the Pedagogy intersection with Phonoaudiology by analyzing the work developed for these professional teachers and phonoaudiologists together with the children that go to regular school and show problems in learning to read and write. For this I researched original field work papers related to these problems. I looked at three interrelated aspects: 1) The reason for selecting the particular school child; 2) the concept of the teachers and phonoaudiologists with regard to reading and writing; 3) the pedagogical or clinical procedures in relation to the problems of reading and writing. My intention is not to indicate therapeutic procedures in this area, but to investigate some of the implications in the Clinical use of Phonoaudiology/ Pedagogy. Considering the fact that the Phonoaudiology is always rethinking its own epistemological function I fell justified in producing this work to contribute in this rethinking.
Palavras-chave: leitura/escrita
professores/fonoaudiólogos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Manzi, Elba Alcantara. Fonoaudiologia e pedagogia: dois olhares que se cruzam?. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12200
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_65282.pdf449,44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.