???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12214
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenção fonoaudiológica ambulatorial em crianças pequenas com distúrbio alimentar: um estudo de caso
Autor: Farias, Patrícia Trinta e 
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever a transformação na perspectiva clínico-terapêutica ocorrida durante o tratamento fonoaudiológico ambulatorial de uma criança pequena com problema alimentar que utilizava uma via de alimentação alternativa exclusiva gastrostomia. A dificuldade em torno da dinâmica da alimentação foi compreendida para além dos aspectos orgânicos e funcionais, considerando-se o contexto familiar da paciente. Sendo a metodologia clínica exploratória, para a coleta dos dados foram utilizados registros (prontuário) dos atendimentos, incluindo as entrevistas com os pais. Para refletir sobre a transformação no processo de atendimento, contemplando a história de vida da criança, foram abordados conceitos da teoria winnicottiana, a saber: holding, manejo e apresentação de objeto. Por fim, foi possível concluir que o fonoaudiólogo que atua com problemas alimentares, a partir de um setting favorável, pode oferecer ao paciente condições para uma alimentação segura e prazerosa
Abstract: The present paper had the objective of describing the transformation in the clinical-therapeutical perspective occurred during the ambulatory speechlanguage treatment of a young child with feeding problems that used an exclusive alternative feeding via gastrotomy. The difficulty concerning the feeding dynamic was understood beyond the organical and functional aspects, considering the patient s familial context. Being applied a clinical exploratory methodology, to collect the data there were used registrations (handbooks) of the attendances, including the parents interviews. In order to reflect about the transformation in the attendance process contemplating the child s life history, there were applied concepts of the Winnicottian theory, namely: holding, object management and presentation. Finally, it was possible to conclude that the speech-language therapist that deals with feeding problems, based on a favorable setting, may offer the patient conditions to a safe pleasant feeding
Palavras-chave: Distúrbio da alimentação
Winnicott
Speech-language therapy
Pediatrics
Feeding disorders
Disturbios da alimentacao
Pediatria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Farias, Patrícia Trinta e. Intervenção fonoaudiológica ambulatorial em crianças pequenas com distúrbio alimentar: um estudo de caso. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12214
Data de defesa: 25-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Trinta e Farias.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.