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Tipo do documento: Dissertação
Título: O bem estar vocal na formação de professores
Autor: Fantini, Leila de Abreu 
Primeiro orientador: Ferreira, Léslie Piccolloto
Resumo: Investigar a importância dada ao bem estar vocal na formação dos professores por coordenadores de Cursos de Pedagogia do estado de São Paulo. Justificativa: O professor é um profissional em risco, muitas vezes, afastado de seu campo de trabalho devido a distúrbios de voz. Hipótese: A principio, esse quadro pode ser revertido a partir do momento em que o professor receba informações necessárias durante a sua formação. Aspectos teórico-metodológicos: Este estudo de natureza qualitativa exploratória foi desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas áudiogravadas com coordenadores de Pedagogia do Estado de São Paulo. Foram feitas as perguntas: 1. O que significa saúde vocal para o/a senhor/a?; 2. Existem ações em prol da saúde vocal do professor na instituição que o/a senhor/a coordena? Quais?; 3. Como o/a senhor/a enxerga a atuação do fonoaudiólogo junto à saúde vocal do professor? Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram transcritos e os discursos classificados por similitude de freqüência e conteúdo, agrupados em eixos temáticos. Resultados obtidos: Segundo os participantes, na maioria das instituições não há programas contínuos de prevenção, destinados ao bem estar vocal do professor. A maioria concorda em ter, no espaço da universidade, um fonoaudiólogo para assessorar o professor, por meio de orientação, ou encaminhamento a uma ação terapêutica quando um distúrbio vocal estiver instalado. Foi comentada a inserção da saúde vocal no currículo de formação de professores. O conteúdo programático dos cursos de Pedagogia em que os coordenadores entrevistados atuam foi levantado, e apesar dos coordenadores ressaltarem a importância do bem estar vocal, o currículo dos cursos não traz essa questão. Sugere-se a inserção de questões da saúde do trabalhador nesses currículos, englobando o bem estar vocal
Abstract: Investigate the importance given to vocal health during teacher s graduation, by coordinators of Education courses of the state of São Paulo. Teachers are a professional at risk, many times, sent away from their work area due to voice disorders. This problem is universal, confirmed by studies. This situation can be overturned the moment teachers receive the necessary information, during his/her graduation. This study, of qualitative exploratory nature, was developed by semi-structured interviews recorded with coordinators of Education courses of the state of São Paulo. The following questions were asked: 1. What does vocal health mean to you?; 2. Are there actions in favor of vocal health in the institution you coordinate? Which actions?; 3. How do you see the function of the speech therapist in teachers vocal health? The participants signed the termo de consentimento livre e esclarecido. The data was written and the speeches classified by frequency of similitude and content, grouped into theme categories. The coordinators mentioned parts of the concept of vocal health. According to the participants, in most of the institutions, there aren t any continuous prevention programs designated to teacher s vocal health. The majority agrees in having a speech therapist in the university to assist the teachers, through orientation or speech therapy, when a disorder already exists. The insertion of vocal health in teacher s graduation curriculum was commented. The programmed content of the Education courses in which the coordinators work was brought up, and even though the coordinators highlight the importance of vocal health, the curriculums of the courses do not mention this subject. We propose the insertion of themes regarding workers health in these curriculums, including vocal health
Palavras-chave: Saúde vocal
Docentes
Educação
Vocal health
Voice
Teaching
Education
Voz
Professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Fantini, Leila de Abreu. O bem estar vocal na formação de professores. 2010. 61 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12262
Data de defesa: 23-Feb-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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