REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12340
Tipo: Dissertação
Título: O conceito de território: uma análise dos documentos nacionais de geografia para o ensino médio
Autor(es): Alencar Junior, Clodoaldo Gomes
Primeiro Orientador: Buitoni, Marisia Margarida Santiago
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar o conceito de território nos documentos nacionais de Geografia para o Ensino Médio PCNEM, de 1999, PCN+, de 2002 e OCEM, de 2006. Partimos de uma breve contextualização das mudanças políticas, econômicas e sociais da década de 1990, que repercutiram na educação, sobretudo no Ensino Médio. Analisamos e procuramos ler criticamente os documentos nacionais de Geografia buscando características particulares do conceito de território expresso nesses documentos. Procuramos conhecer, portanto, semelhanças e diferenças que permeiam esse conceito, para tanto, identificamos as linhas teóricas e os componentes comuns e singulares em cada documento, bem como a discussão do conceito de território, ampliada para além da idéia de Estado-Nação. A investigação evidenciou como as mudanças no processo produtivo repercutiram no Ensino Médio, seja por meio de aquisição de competências básicas para o mundo do trabalho, seja por uma educação ao longo de toda vida, bem como o ideário de competências que permeou os três documentos nacionais para o Ensino Médio analisados. A pesquisa possibilitou compreender como os PCNEM e as OCEM ampliam a abordagem do conceito de território para outras escalas, além da escala do Estado-Nação, no entanto, os PCN+, abordam, em seu quadro de eixos temáticos, apenas uma escala de Estado-Nação
Abstract: This study aims at investigating the concept of territory in the national documents of Geography for High School grade levels, PCNEM, from 1999, PCN+, from 2002 and OCEM, from 2006. It starts with a brief contextualization of political, economic and social changes in the 90´s that have influenced the education, mainly in the High School. We analyzed and tried to read the national documents of Geography from a critical point of view looking for particular characteristics of the concept of territory stated in these documents. We tried to know, therefore, the similarities and differences that permeate this concept, so we identified the theoretical lines and the common and singular components in each document, as also the discussion about the concept of territory, which is expanded beyond the idea of State-Nation. The investigation showed the effect on High School brought about by the changes in the productive process, either by the acquisition of basic competences for job opportunities, or by an education throughout a life, not to mention the ideas of competence that permeate the three national documents for High school grade levels which have been analyzed. The research allows the understanding of how the PCNEM and the OCEM enlarge the approach of the concept of territory to other scales, besides the scale of State-Nation while the PCN+ approaches in their board of topics only one scale of State-Nation
Palavras-chave: Reforma do ensino médio
Orientações Curriculares Nacionais
Território
Ensino de geografia
High school reforming
Territory
Teaching of geography
Ensino medio -- Brasil
Geografia (Ensino medio)
Divisoes territoriais e administrativos
Parametros Curriculares Nacionais (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
Citação: Alencar Junior, Clodoaldo Gomes. O conceito de território: uma análise dos documentos nacionais de geografia para o ensino médio. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12340
Data do documento: 15-Mai-2009
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clodoaldo Gomes Alencar Junior.pdf800,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.