???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
Autor: | Marinheiro, Dulcimara Lugoboni ![]() |
Primeiro orientador: | Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
Resumo: | O presente trabalho tem como preocupação fundamental refletir sobre região e regionalização nos livros didáticos. Para tanto, foi necessário viabilizar a compreensão do conceito de região e regionalização contextualizando-os histórica e espacialmente com base em obras de referência sobre a geografia regional, principalmente as de autores brasileiros como Gomes (2003, 2006); Lencioni (1999, 2002); Corrêa (1986, 2006) e Moreira (2008). Os conceitos de região natural, região geográfica, região homogênea e região funcional foram destacados nesse contexto. Na relação que se estabelece com a produção do conhecimento - teoria e prática essas concepções embasaram a análise das coleções didáticas selecionadas nesta pesquisa. Todas elas foram inscritas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2008 e integravam a lista das coleções mais indicadas pelos professores da Diretoria de São Bernardo do Campo. A pesquisa apontou que a discussão da região e da regionalização tem início na sexta série do ensino fundamental e o sentido que é atribuído a ela é de unidade político-administrativo ou de regiões homogêneas. Os autores das obras didáticas analisadas procuraram apresentar, explícita ou implicitamente, uma definição de região nesses volumes. Embora o discurso presente no manual do professor, e mesmo no decorrer do texto explicativo para o aluno, tenha a intenção de abordar a região com os referenciais da Geografia Humanista, o que se pode observar é a reprodução da concepção de região cristalizada pela Geografia Regional fundada no positivismo e historicismo, passando, principalmente a idéia de singularidade. Os textos e atividades sobre regionalização aproximam-se do discurso da ciência regional voltado à organização do espaço e à gestão do território |
Abstract: | This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical Geography |
Palavras-chave: | Regionalização Livro didático Ensino de geografia Regionalization Didact books Teaching fundamental Geografia -- Teoria Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos Geografia regional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Faculdade de Ciências Sociais |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
Citação: | Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341 |
Data de defesa: | 20-May-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.